Home / Destaque / Acadêmicos de Biomedicina da IESC/FAG realizam palestra sobre diabetes

Acadêmicos de Biomedicina da IESC/FAG realizam palestra sobre diabetes


Você sabe qual é a doença que mais avança na população mundial? O Diabetes Mellitus! De acordo com a federação Internacional do Diabetes, estima-se que cerca de 250 milhões de pessoas no mundo possuam Diabetes. Com objetivo de alertar e falar sobre a doença, os acadêmicos do 6º período de Biomedicina do Instituto Educacional Santa Catarina / Faculdade Guaraí (IESC/FAG), realizaram uma palestra no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT), que contou com a presença de alunos do primeiro ano – o Projeto teve a participação dos professores Anderson Lemos, Ana Carla Peixoto e da coordenadora de Biomedicina Liberta Lamarta.


Conforme os acadêmicos – o Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo, mais precisamente o pâncreas – para de produzir (ou não consegue utilizar) o hormônio insulina: “A insulina é a responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue, e o nosso corpo precisa dela para utilizar a glicose produzida como fonte de energia em nossas atividades diárias. Uma pessoa diabética não consegue fabricar ou utilizar a insulina adequadamente, fazendo com que o nível de glicose no sangue aumente, gerando uma hiperglicemia.” – destacaram


Segundo a acadêmica Valéria Mariana, caso a doença não seja tratado da forma correta, o diabetes pode levar à cegueira, amputação de membros, insuficiência renal, acidente vascular cerebral, disfunção erétil, úlcera nos pés – entre outros agravamentos.


O diabetes não acontece da mesma forma em todas as pessoas. Cada um dos tipos pode ocorrer de uma maneira, e, portanto, possui prevenção e tratamento diferentes.


Para promover um alerta aos estudantes do CEMOT, os acadêmicos destacaram as formas de evitar o Diabetes: “Alimentar-se adequadamente, diminuir o consumo de sal, evitar álcool e tabaco, além da prática de atividades físicas regularmente – são algumas práticas para evitar a doença”


TESTE

Na ocasião, foi realizado o teste de glicemia rápido – um processo usado para medir a quantidade de glicose no sangue. “O teste de glicemia é uma forma de se manter a par da sua diabetes e de estar consciente em relação a níveis altos e baixos de glicose no sangue.” – frisaram os futuros biomédicos.

A imagem pode conter: 23 pessoas, incluindo Valéria Mariana Sousa e Thassya Sâmella Ferst DE Sousa, pessoas sorrindo


A imagem pode conter: 3 pessoas


A imagem pode conter: 5 pessoas


A imagem pode conter: 18 pessoas, incluindo Ana Paula Lopes Barreto Lopes, pessoas sorrindo


A imagem pode conter: 21 pessoas, incluindo Valéria Mariana Sousa, pessoas sorrindo


Nenhum texto alternativo automático disponível.


A imagem pode conter: 18 pessoas, incluindo Caroline Fischer e Ana Paula Lopes Barreto Lopes, pessoas sorrindo


A imagem pode conter: 14 pessoas, incluindo Valéria Mariana Sousa, pessoas sorrindo


A imagem pode conter: 4 pessoas


A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Thassya Sâmella Ferst DE Sousa, pessoas sorrindo


A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Valéria Mariana Sousa, pessoas sorrindo


Nenhum texto alternativo automático disponível.


DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

ACIAG promove ‘Café com Deus’ no Hospital Regional de Guaraí

Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí(ACIAG), realizou na manhã desta segunda-feira, ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow