Home » Destaque » Araguaína supera meta do Ideb

Araguaína supera meta do Ideb

A Educação Municipal de Araguaína superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, estabelecida em 5.8 pontos. Com nota 5.9, o Munícipio mais uma vez cumpre a expectativa do Ministério da Educação (MEC) na formação das séries iniciais (4º e 5º ano). A avaliação apresentou um crescimento geral de 0.5 desde 2013.

Oito escolas municipais já alcançaram a meta estipulada para o próximo exame, em 2019, com meta de 6.1. A Escola Municipal Benedito Canuto Braga, do setor Couto Magalhães, foi o destaque, atingindo 6.9.

A equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a prova em 21 escolas de Araguaína, e todas ficaram acima da média do Tocantins, estabelecido em 5.4, atingindo também a meta estabelecida pelo MEC.

Para o secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, o desempenho no índice é resultado das ações desenvolvidas pela Prefeitura, como a formação continuada oferecida aos professores e o reforço assistido, disponibilizado aos alunos com dificuldade de aprendizado.

“É uma conquista muito suada, a gente trabalha com um público bastante diferente. Conseguir equilibrar a nota é difícil e conseguimos graça a atuação dos professores, diretores, a orientação da secretaria e, também, a conscientização dos pais. Sem essa parceria seria impossível o crescimento”.

Cálculo do Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática.

Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Investimentos e qualidade
Como resultado dos investimentos feitos na melhoria das condições de trabalho e também na valorização dos professores, o município tem sido premiado a nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais, com o Prêmio Excelência em Educação recebido do Instituto Ayrton Senna em 2015 e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e em Infraestrutura em 2016.

Desde 2013, a Prefeitura destina cerca de 40% do orçamento do Município na Educação. Com as novas instalações da creche Nossa Senhora dos Milagres e a nova unidade do Setor São Miguel, que deve ser entregue no final do ano, o número de vagas mais que dobrou em Araguaína, de 12 para 25 mil. Investimentos de mais de R$ 29 milhões na Educação entre recursos federais e municipais.

Desde o início da gestão Dimas foram ampliadas e reformadas 19 unidades de ensino, seis reconstruídas e 13 novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino, urbanas e rurais, são climatizadas com ar-condicionado.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Em Guaraí, Educandário Moranguinho realiza mais uma edição do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Ser empreendedor vai além da capacidade ...

Alunos do Tocantins vão a Natal disputar os Jogos Escolares da Juventude

Parte da delegação tocantinense que representará ...

Presidente do CONSEG de Guaraí participa do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Tocantins

Em busca de estratégias eficazes de ...

CONVITE: Reinauguração da Clínica Polliana Veras

Com objetivo de promover o bem-estar ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow