Home / Destaque / Artesãos de Ponte Alta e representantes do Estado reúnem-se para tratar de exportações e qualificação profissional

Artesãos de Ponte Alta e representantes do Estado reúnem-se para tratar de exportações e qualificação profissional

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e o gerente de Fomento e Promoção da Cultura do Tocantins, Álvaro Júnior, reuniram-se nesse sábado, 29, com artesãos da cidade de Ponte Alta do Tocantins, para tratar sobre o alto volume de exportação de artesanatos para países como França e Estados Unidos. Durante o encontro, foram abordadas também outras demandas e a qualificação dos profissionais em oficinas de capacitação e de novas técnicas de artesanato, como cerâmica, escultura em madeira e biojoias.

De acordo com o presidente da Adetuc, Tom Lyra, esse encontro foi de orientação e para a valorização classe. “Sabemos que o Tocantins é muito rico, nosso artesanato está ganhando o mundo, precisamos que os artesãos tenham o retorno financeiro certo, não podemos deixar apenas que os empresários venham comprar as peças aqui, levar para outros países, vender a um preço bem mais alto e nossos artesãos ficarem apenas com uma pequena parcela; precisamos orientá-los para também ganharem com isso”, disse.

Para Álvaro Júnior, esse momento serviu para mensurar e conhecer quem são os artesãos que estão exportando, saber das necessidades da classe e ajudá-los. “A partir do próximo semestre estaremos realizando oficinas de artesanato em várias cidades do Estado, temos um cronograma e Ponte Alta – umas das cidades mais talentosas do Estado -, está na rota e temos muito para oferecer para esses profissionais que merecem ser qualificados com novas técnicas”, disse o gerente.

A gerência continua com sua ação de resgate do artesanato tocantinense. Ao todo, foram visitados na última semana 12 municípios da região Sudeste: Paranã, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Rio da Conceição e Porto Alegre.

Assim como ocorreu com a primeira etapa, no Bico do Papagaio, a passagem pelo Sudeste do Estado registrou boa participação dos artesãos e disparidades, tanto no nível dos produtos quanto no apoio dos gestores municipais. A próxima etapa será na região do Cantão, a partir do dia 16 de julho.

About Luiz Martins

x

Check Also

Crianças vítimas de acidente no sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da Segurança Pública

A aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer –TO), unidade da ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow