Home / Destaque / ARTIGO DE OPINIÃO: Onde há fomentação efetiva de condutas coletivas há espaço de desenvolvimento social

ARTIGO DE OPINIÃO: Onde há fomentação efetiva de condutas coletivas há espaço de desenvolvimento social

Por Allef Jhonsons Alves Rodrigues

Ultimamente temos percebido o quanto a sociedade vem se tornando cada vez mais individualista. Essas pessoas egocêntricas que por sua vez acabam refletindo e se portando de maneira oportunista, na qual lamentavelmente simbolizam que não se tem convicções e o que as movem são simplesmente seus interesses próprios.

Vivenciamos um momento que a comunidade desenvolve e instiga o individualismo e a intolerância. O respeito e a solidariedade tornaram-se escassos, minimamente presente e exorbitantemente individualizado, se dizimando nas atitudes e discursos. Devido a isso, as pessoas tornam-se mais restritas ao convívio social e acabam aprimorando vários problemas que agravam sua saúde física e mental. Um aspecto conturbado no individualismo, principalmente nesse momento de conflagração que vivenciamos, que infelizmente vem se agravando, é a falta da vivência e compreensão.

É importante ressaltar que essas façanhas não agregam, não semeiam. Pelo contrário, diminuem a sociedade e torna árido o sonho de transforma-la cada vez mais em um ambiente altivo e fraterno. Diante desse momento conflituoso do oportunismo o diálogo é o ato mais importante, visto que a coletividade em sua maioria distribui desigualdade e não remunera o chamado trabalho da solidariedade.

A convivência cotidiana, a união entre as diversas classes sociais e ideológicas se consiste como um dos principais pilares para a modernização e progressão. Relativizando que essas ações podem ser feitas por meio do desenvolvimento dos espaços e serviços públicos, além da execução de campanhas nos meios de comunicação em massa que falem sobre a importância das relações sociais.

Necessita-se reiterar que diversas campanhas e palestras que visam o igualitarismo e a união vem sendo destacadas cotidianamente. Essas condutas, portanto, se tem uma extrema relevância e vem sendo abordadas pela coletividade com bastante frequência. São momentos em que se é remetido uma profunda reflexão à nação brasileira.

É preciso também salientar a atuação e o desempenho de diversas instituições que agem em prol do desenvolvimento harmonioso, vivência e solidariedade de inúmeras formas. Desta forma, amplificando ações suportadas não em uma histeria distorcida, mas relativizadas em uma visão sociológica de avanço. Mesmo sendo um feito social e de união, que intervêm em proveito da aglomeração, é algo que se encontra inexplorado pelo regime em vários ambientes e de adversas formas. Deploravelmente, não se há um ato de reconhecimento por grande proporção da comunidade e tampouco uma contemplação por parte do Estado. Assim, o sórdido individualismo, baseado em dogmas espúrios e coniventes as causas egocêntricas decantadas, marca a sociedade de hoje, mas no futuro, desenvolvendo-se nos princípios estruturais do igualitarismo e da compressão social, o coletivismo marcará.

 

Allef Jhonsons Alves Rodrigues

Formação: Estudante – Jovem Protagonista – Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT)

Profissão: Estudante da 1° série do Ensino Médio – CEMOT

Contatos: Ana Lúcia – (63) 98495-0658

Maria Marcilene – (63) 99969-6232

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow