Home / Destaque / Biólogo Júlio César Ibiapina (Piauí) é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa

Biólogo Júlio César Ibiapina (Piauí) é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa

O Dia do Biólogo é comemorado em 03 de setembro, data que coincide com o dia de sanção da lei que regulamentou essa profissão. O biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas que envolvem o estudo da vida. Com objetivo de celebrar essa data, a Assembleia Legislativa promoveu uma sessão especial atendendo a um requerimento de autoria da deputada Cláudia Lelis (PV), em reconhecimento à profissão no Estado – Diante disso, o professor da Rede Estadual e coordenador do curso de Biologia da Faculdade Guaraí (IESC/FAG), Júlio César Ibiapina Neres (Piauí), foi homenageado em sessão solene na manhã desta terça-feira, dia 03 de setembro.
 
Além do guaraiense, carinhosamente apelidado de Piauí, devido ao seu Estado natal, os biólogos Kellen Lagares Ferreira da Silva e Pedro Heber Estevam Ribeiro também foram homenageados. Conforme Júlio César, a sessão e a participação foi extremamente gratificante:
 
“A Biologia é uma profissão voltada para o estudo das diferentes formas de vida, sua origem, evolução, estrutura e funcionamento, das relações entre os seres vivos, organismos e o meio ambiente – É um profissão que eu escolhi, uma profissão onde eu sou realizado e tenho imensa admiração, esse momento é marcante e extremamente gratificante, a valorização desses profissionais é um marco para a Assembleia Legislativa – Parabéns a todos os deputados e envolvidos nessa homenagem especial” – destacou.
 
A profissão de biólogo foi regulamentada no Brasil em 3 de setembro de 1979, quando foi sancionada a lei 6.684, data a partir da qual os conselhos profissionais intensificaram suas ações com o objetivo de defender e disciplinar o exercício profissional, além de ampliar a visibilidade do biólogo junto à sociedade, como profissional das ciências biológicas nos mais variados campos, entre eles, em análises clínicas, meio ambiente, saúde, agricultura e educação.
 
Júlio César Ibiapina dedicou sua homenagem aos estudantes/acadêmicos que contribuem no desenvolvimento da sua profissão: “A missão de biólogo depois que você entra é inadmissível que você não se apaixone e queria conhecer e aprender cada dia a mais – Todos os dias apreendo e repasso conhecimentos aos meus estudantes/acadêmicos, a eles dedico essa homenagem” – pontuou.
 
Durante a sessão Claudia Lelis também se colocou à disposição da classe para lutar pela projeto de lei que tramita no Congresso Nacional para regulamentar a carga horária do profissional Biólogo, além de estabelecer um piso salarial para a categoria e normatizar questões como a insalubridade e periculosidade da profissão.
 
“Como parlamento estadual podemos nos unir a vocês e buscar que a bancada federal tocantinense apoie essa luta. O Tocantins tem uma bancada federal forte e atuante e me coloco à disposição da categoria para irmos a Brasília conversar com nossos deputados federais e buscar alternativas para que o Projeto de Lei trâmite na Câmara”, ponderou a parlamentar. 
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Aluisio Vasconcelos de Carvalho e Ibiapina Julio, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow