Home / Destaque / Câmara de Vereadores celebra UFNT em Guaraí e parabeniza o Presidente Jair Bolsonaro

Câmara de Vereadores celebra UFNT em Guaraí e parabeniza o Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria a primeira universidade federal de seu governo. A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), segundo o Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (09), é um desmembramento do campus da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Em vídeo divulgado na tarde desta segunda-feira (08) nas redes sociais do programa de rádio, “A Voz do Brasil”, Bolsonaro afirmou que o objetivo da nova instituição é “ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional”. E ainda completou: “É a primeira [universidade] do nosso governo e será uma forma diferente, mas diferente no bom sentido, de encarar o ensino público no nosso país. O Tocantins merece”.

Com objetivo de parabenizar e agradecer o Presidente da República, os vereadores e todos os funcionários da Câmara Municipal de Guaraí destacaram em nota, os seus agradecimentos:

Confira a nota na íntegra:

Foi com muita alegria que recebemos a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou, nesta segunda-feira, 8 de julho, a lei que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A nova instituição de ensino público nascerá do desmembramento da Universidade Federal de Tocantins (UFT), que cederá cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis. A lei ainda prevê a criação de campus da UFNT em Xambioá e Guaraí.

Essa conquista tem a participação efetiva dos vereadores guaraienses. Ainda em 2017, estávamos em um congresso em Brasília (DF), quando recebemos a informação de que seria criada a UFNT. Então, procuramos a relatora do projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na época, a então deputada federal Josi Nunes (PROS/TO), solicitamos a inclusão no relatório de um item criando um campus em Guaraí e fomos prontamente atendidos. Obrigado, deputada Josi! Agradecemos também a senadora Kátia Abreu (PDT), relatora do projeto na CCJ no Senado, e a deputada federal Professora Dorinha (DEM) que nos avisou sobre a criação da UFNT e da importância de buscarmos sua implantação em Guaraí.

Essa foi uma conquista dos 11 vereadores de Guaraí e também da Bancada Federal do Tocantins no Congresso Nacional, que não mediu esforços para criar a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Quando for implantado o campi da UFNT em Guaraí nossos jovens terão acesso ao ensino superior gratuito o que contribuirá significativamente na qualificação profissional de nossa população.

Parabéns Guaraí, por essa importante conquista!

Saboinha Júnior
Presidente da Câmara Municipal de Guaraí

About Luiz Martins

x

Check Also

Crianças vítimas de acidente no sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da Segurança Pública

A aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer –TO), unidade da ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow