Home / Destaque / Câmara de Vereadores celebra UFNT em Guaraí e parabeniza o Presidente Jair Bolsonaro

Câmara de Vereadores celebra UFNT em Guaraí e parabeniza o Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria a primeira universidade federal de seu governo. A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), segundo o Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (09), é um desmembramento do campus da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Em vídeo divulgado na tarde desta segunda-feira (08) nas redes sociais do programa de rádio, “A Voz do Brasil”, Bolsonaro afirmou que o objetivo da nova instituição é “ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional”. E ainda completou: “É a primeira [universidade] do nosso governo e será uma forma diferente, mas diferente no bom sentido, de encarar o ensino público no nosso país. O Tocantins merece”.

Com objetivo de parabenizar e agradecer o Presidente da República, os vereadores e todos os funcionários da Câmara Municipal de Guaraí destacaram em nota, os seus agradecimentos:

Confira a nota na íntegra:

Foi com muita alegria que recebemos a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou, nesta segunda-feira, 8 de julho, a lei que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A nova instituição de ensino público nascerá do desmembramento da Universidade Federal de Tocantins (UFT), que cederá cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis. A lei ainda prevê a criação de campus da UFNT em Xambioá e Guaraí.

Essa conquista tem a participação efetiva dos vereadores guaraienses. Ainda em 2017, estávamos em um congresso em Brasília (DF), quando recebemos a informação de que seria criada a UFNT. Então, procuramos a relatora do projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na época, a então deputada federal Josi Nunes (PROS/TO), solicitamos a inclusão no relatório de um item criando um campus em Guaraí e fomos prontamente atendidos. Obrigado, deputada Josi! Agradecemos também a senadora Kátia Abreu (PDT), relatora do projeto na CCJ no Senado, e a deputada federal Professora Dorinha (DEM) que nos avisou sobre a criação da UFNT e da importância de buscarmos sua implantação em Guaraí.

Essa foi uma conquista dos 11 vereadores de Guaraí e também da Bancada Federal do Tocantins no Congresso Nacional, que não mediu esforços para criar a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Quando for implantado o campi da UFNT em Guaraí nossos jovens terão acesso ao ensino superior gratuito o que contribuirá significativamente na qualificação profissional de nossa população.

Parabéns Guaraí, por essa importante conquista!

Saboinha Júnior
Presidente da Câmara Municipal de Guaraí

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow