Home / Destaque / CEM Oquerlina Torres de Guaraí recebe obras de reforma e ampliação

CEM Oquerlina Torres de Guaraí recebe obras de reforma e ampliação

O Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, localizado em Guaraí, está passando por obras de ampliação e reforma, com o objetivo de melhorar a estrutura da escola e oferecer aos alunos um espaço com mais conforto e segurança. Estão sendo investidos mais de R$ 534.015,00 com a construção de refeitório e melhorias na infraestrutura.

Com a obra, a escola ganhará mais dinamização, a área do refeitório será ampliada e se tornará mais arejada. Lá, estão sendo construídos cozinha, salas para acondicionar os alimentos, depósito de lixo orgânico e reciclável, rampa, calçadas, passarelas e banheiros.

Ainda estão sendo construídas salas destinadas aos arquivos da escola e para o setor pedagógico e administrativo. As obras estão em andamento e a previsão é que sejam concluídas ainda este ano. No CEM Oquerlina Torres, as obras não interferiram na rotina das aulas.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes já adquiriu as mesas e cadeiras que serão utilizadas no refeitório.

Para a gestora da Pasta, Adriana Aguiar, as obras realizadas nas escolas garantem aos alunos mais qualidade no ensino, possibilitando a melhoria na aprendizagem. “Essas são obras de grande importância não só para a comunidade escolar, mas para a sociedade como um todo. Com uma escola bem estruturada, alunos e professores ganham um ambiente adequado para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem”, frisou.

Escola Jovem em Ação

O Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres faz parte do Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, denominado de Escola Jovem em Ação, no qual, os alunos passam mais tempo na escola, por isso, a necessidade da construção da cozinha e do refeitório.

O estudante José Alves Neto é diretor cultural do Grêmio Escolar e é um dos seis jovens protagonistas, isto é, os jovens que estão na liderança de algumas ações realizadas na escola, é um dos estudantes que defende a Escola Jovem em Ação.  “Esta é uma escola diferenciada, porque nos ajuda a sonhar e a traçar metas para a vida. Aqui, o estudante é visto como um ser integral, que tem valores, com isso, me sinto feliz”, ressaltou.

José Neto contou que por meio das ações realizadas na escola foi convidado para participar de um projeto realizado pela Prefeitura da cidade, chamado de ‘Cultura na Praça’. “Acredito que consegui essa parceria graças ao trabalho realizado na escola”, afirmou.

Thaís Ferreira Lima, 16 anos, aluna da 2ª série, esclareceu que foi na escola que passou a planejar melhor a sua vida. “Temos uma disciplina chamada ‘Projeto de Vida’ que nos ajuda a refletir sobre o que queremos e o que faremos para alcançar. Isso nos faz lembrar que somos responsáveis pelo nosso futuro”, contou.

A diretora Priscilla Arataque Gomes Lomazzi explicou que as obras que estão sendo construídas na escola são para proporcionar acolhimento ao aluno. “Prezamos pelos três eixos: formação acadêmica por excelência, formação para a vida e formação para a complexidade do século XXI”, destacou.

Priscila comentou que os Clubes dos Protagonistas são uma das ações que atraem a atenção dos alunos e desenvolvem ações como Leitores sem Fronteiras Bibliotecas (ICE), futsal, handebol, voleibol, cinema, clube de teatros, xadrez, entre outras ações.

“Foi com esse programa de fomento, que valoriza mais o potencial do aluno transformando-o em protagonista e mostra que ele é responsável pelos suas próprias escolhas, que passei a acreditar mais na escola pública. Aqui, o aluno estuda, porque ele sabe o valor do estudo para a sua vida”, frisou a diretora Priscila.

A educadora Maristélia Alves Santos, que coordena a Escola Jovem em Ação no Tocantins, disse que acredita no modelo de gestão e no processo pedagógico, porque desenvolve o potencial e as habilidades dos jovens. “É um modelo de escola que trabalha o jovem como um todo, ele participa de todas as atividades desenvolvidas na escola. Ressalto que o projeto de vida auxilia os alunos a pensarem em suas escolhas para o futuro e os prepara para os desafios do século XXI”.

Novas matrículas

A escola já está convidando novos alunos para o próximo ano letivo. A diretora Priscila contou que está visitando outras unidades escolares na cidade, com uma equipe de alunos, para apresentar as ações e projetos realizados no CEM Oquerlina Torres.

Os alunos que tiverem interesse em participar do programa de fomento no ensino médio pode procurar a gestão da escola para obter mais informações.

Fotos: Washington Luiz Silva/Governo do Tocantins
Texto: Josélia de Lima
DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Projeto “De Bem com Espelho” eleva autoestima dos pacientes e servidores no HGP

Cortes de cabelo, hidratação, penteados rápidos, turbantes e muitos sorrisos foram os ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow