Home » Destaque » Clínica Escola Mundo Autista conta com novo método de diagnóstico

Clínica Escola Mundo Autista conta com novo método de diagnóstico

A Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína adquiriu um novo método de diagnóstico constituído por dois testes: Autism Diagnostic Observation Schedule – Second Edition (ADOS-2) e Autism Diagnostic Interview-Revised (ADI-R). O modelo é considerado o mais preciso e facilita o acesso do autista aos benefícios públicos.

De acordo com o membro da Associação Mundo Autista e médica da clínica, Luciana Sant’ana de Souza, o teste é excelente para diagnósticos do autismo leve ou moderado, que são os casos mais difíceis de obter a confirmação. “É um avanço muito grande em Araguaína, o único lugar no Tocantins com esse método. Como é o que existe de mais novo, facilitará muito a vida dos usuários para obter os benefícios, como o do INSS, por exemplo”, explica Luciana.

O ADI-R é um inquérito de 93 perguntas que são feitas a mãe da criança, quando as suspeitas do autismo são mantidas, é aplicado o ADOS-2, que são dez brincadeiras. “Esse teste é feito a partir de um ano de idade e pode ser aplicado também em adolescentes e adultos, confirmando casos que antes eram impossíveis. As brincadeiras são diferentes de acordo com a idade e se o paciente fala ou não. Nós observamos e vamos quantificando para chegar ao diagnóstico”.

Ainda segundo a médica, esse exame pode custar mais de R$ 4 mil se realizado em clínicas particulares. Para ter acesso a uma consulta da Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína, é necessário primeiro um encaminhamento nas Redes Municipais de Saúde e Educação. “Há um protocolo nas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam diagnósticos específicos em cada área. Quando a suspeita é mantida, então, essas crianças são encaminhadas para cá”.

Clínica Mundo Autista
Em 2016, foi fundada a Associação Mundo Autista em Araguaína. No mesmo ano, a Prefeitura de Araguaína criou a Clínica-Escola Mundo Autista, a terceira no Brasil e primeira na região Norte.  Administrada pela associação, a clínica atende a aproximadamente 450 pessoas com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cerca de 200 usuários, com terapias e consultas médicas, atendidos mensalmente. O novo método já aplicado em 10 crianças, oito tiveram confirmação de autismo.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Em Guaraí, Educandário Moranguinho realiza mais uma edição do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Ser empreendedor vai além da capacidade ...

Alunos do Tocantins vão a Natal disputar os Jogos Escolares da Juventude

Parte da delegação tocantinense que representará ...

Presidente do CONSEG de Guaraí participa do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Tocantins

Em busca de estratégias eficazes de ...

CONVITE: Reinauguração da Clínica Polliana Veras

Com objetivo de promover o bem-estar ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow