Home » Destaque » Com 2.224 votos, Mauro Carlesse foi o candidato mais votado em Guaraí

Com 2.224 votos, Mauro Carlesse foi o candidato mais votado em Guaraí

O segundo turno da eleição suplementar para governador do Tocantins será entre Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR). Carlesse ficou em primeiro lugar com 30% (174.275 votos) e Vicentinho teve 22%(127.758 votos) em todo o estado. Em Guaraí, o Governador Interino do Tocantins, também foi o mais votado pela população  com 29,61% (2.224 votos) – seguido novamente pelo Senador da República, Vicentinho com 24,91% (1.871 votos). O segundo turno será no dia 24 de junho. Os candidatos podem retomar as campanhas a partir desta segunda-feira, dia 04 e de acordo com a Justiça Eleitoral, são permitidos comícios, carreatas, caminhadas, carros de som e distribuição de santinhos.

O vencedor da eleição suplementar vai ficar no cargo até 31 de dezembro e pode concorrer à reeleição em outubro. A eleição foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV). Os dois foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A disputa pelo segundo lugar foi voto a voto entre Vicentinho Alves (PR) e o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB). Amastha assumiu a derrota no Twitter antes do fim da apuração, quando o TRE tinha contabilizado 99% das urnas.

PERFIL DOS CANDIDATOS:

Carlesse

Mauro Carlesse (Terra Boa, 25 de junho de 1960) é um político, empresário e agropecuarista brasileiro. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS.

No dia 8 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Com a cassação do Governador do Estado, assumiu esse ano, o comando do executivo estadual interinamente. 

Vicentinho

Vicente Alves de Oliveira (Porto Nacional, 1º de outubro de 1957) é um político brasileiro muito conhecido como Vicentinho Alves, é pecuarista e piloto comercial – Casado com Adailde Alves, com quem tem quatro filhos.

Foi Prefeito de sua cidade natal Porto Nacional entre 1989 e 1992, elegeu-se por dois mandatos consecutivos, 1998 e 2002, a deputado estadual chagando a presidir a Assembléia Legislativa do Tocantins.

Nas eleições estaduais no Tocantins em 2010, Vicentinho Alves disputou uma das duas vagas ao Senado Federal, mas obteve o 3º lugar, com 332.295 votos.

Entretanto, um dos eleitos, o ex-governador do estado Marcelo Miranda teve sua candidatura indeferida com base da lei complementar 64/90 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 16 de novembro de 2010, garantindo a Vicentinho Alves a diplomação e posse como senador do Tocantins a partir de 1º de fevereiro de 2011. Vicentinho assumiu a vaga deixada pelo ex-senador Leomar Quintanilha que já estava no senado há 16 anos (2 mandatos consecutivos).

 

Eleições sem Sujeira

Os eleitores que saíram para votar cedo nesta Eleição Suplementar se surpreenderam com os locais de votação, ruas e avenidas limpas, sem propaganda política espalhada pelo chão. Em boa parte dos municípios do Tocantins não houve o tradicional derrame de santinhos e outros materiais de campanha.

Crime eleitoral

A votação foi marcada pela prisão de sete pessoas, entre eles três vice-prefeitos e dois vereadores, por suspeita de crime eleitoral. Os suspeitos teriam transportado eleitores de forma irregular aos locais de votação, oferecido dinheiro em troca de votos e feito “boca de urna” – propaganda irregular no dia da votação.

Baixa adesão

O número de votos nulos, brancos e de abstenções somou quase 50% dos votos totais. Embora o número seja considerado alto, vale lembrar que ele não invalida o pleito.

Foto: Votos em Guaraí

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Embaixada Apostólica Filadélfia de Guaraí celebra 22 anos com participação da banda Livres para Adorar

A Embaixada Apostólica Filadélfia celebrou com muita ...

01 de novembro: Dupla sertaneja Cleber & Cauan estará em Guaraí

A dupla sertaneja Cleber & Cauan ...

Em Guaraí, ‘Noite Vizyon Acustic’ atrai grande público

Foi realizada neste sábado, dia 13 ...

Em Guaraí, Dia das Crianças é comemorado com muita animação

A Prefeitura Municipal de Guaraí realizou, ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow