Home / Destaque / Conheça os deputados federais eleitos no Tocantins em 2014

Conheça os deputados federais eleitos no Tocantins em 2014

Do G1 TO

Tomam posse em Brasília neste domingo (1º) os oito deputados federais eleitos em 2014 noTocantins. Metade deles conseguiu a reeleição para a Câmara Federal: Irajá Abreu pelo PSD,  Cesar Halum pelo PRB, Lázaro Botelho pelo PP e Professora Dorinha pelo DEM. Outros quatro completam a lista de eleitos: Vicentinho Junior, do PSB, Dulce Miranda, do PMDB, Josi Nunes, do PMDB e Carlos Gaguim, também do PMDB. Conheça abaixo os deputados do Tocantins que assumem na Câmara Federal:

Deputado federal Carlos Gaguim (PMDB) (Foto: Divulgação)Deputado federal Carlos Gaguim (PMDB)
(Foto: Divulgação)

Carlos Gaguim (PMDB)
Formado em administração de empresas, Carlos Henrique Amorim, de 53 anos, nasceu em Ceres (GO). Ele é pós-graduado pela Escola Superior de Guerra e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O parlamentar é casado com Rosane Rodrigues Pereira Amorim e é pai de Gabriela, Rafaela, Tereza Cristina, Bruno e André. Em Palmas, Carlos Gaguim fundou e foi o primeiro presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi eleito vereador em 1992 e foi reeleito em 1996. No ano de 1998, candidatou-se a deputado estadual, sendo reeleito em 2002. Já em 2006, foi eleito deputado estadual pela terceira vez, mas pelo PMDB. Carlos Gaguim foi eleito ainda para a presidência da Assembleia Legislativa, em 2007, sendo reeleito na administração do parlamento em 2009. No mesmo ano ele assumiu como governador do estado do Tocantins e governou este até dezembro de 2010.

Deputado federal César Halum (PRB) (Foto: Divulgação)Deputado federal César Halum (PRB)
(Foto: Divulgação)

César Halum (PRB)
César Hanna Halum é um médico veterinário formado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele nasceu em Anápolis (GO) no dia 10 de março de 1954. Adotou o nome de César Halum nas urnas e em 1988 iniciou a carreira política quando se elegeu vereador por Araguaína. Em 1994, foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente. Foi nomeado interventor de Araguaína em 1996, ocupando o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro do mesmo ano. Em janeiro de 1999, César Halum assumiu a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), por dois anos e meio. Ele foi deputado estadual por duas vezes entre 2003 e 2010. O parlamentar é casado com Grácia Maria Teixeira Halum e pai de Flávia, Fernanda e César Filho.

Deputada federal Dulce Miranda (PMDB) (Foto: Divulgação)Deputada federal Dulce Miranda (PMDB)
(Foto: Divulgação)

Dulce Miranda (PMDB)
A deputada federal eleita Dulce Ferreira Pagani Miranda nasceu em Tocrane (MG), no dia 15 de dezembro de 1963. A parlamentar é casada com o atual governador do Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), com quem tem dois filhos. Ela foi primeira-dama do estado entre 2003 e 2009 e em 2014 concorreu pela primeira vez nas eleições.

 

 

Deputado federal Irajá Abreu (PSD) (Foto: Divulgação)Deputado federal Irajá Abreu (PSD)
(Foto: Divulgação)

Irajá Abreu (PSD)
Irajá Silvestre Filho nasceu em 3 de fevereiro de 1983 em Goiânia. O deputado federal, de 31 anos, é filho da senadora reeleita e ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB), e do produtor rural Irajá Silvestre. Formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, pela faculdade CEULP Ulbra, Irajá Abreu ainda é empresário e produtor rural. Ele é casado com Hyndyanara Goetten Silvestre e tem uma filha, Maria Eduarda, de 11 anos, do primeiro casamento. O parlamentar é deputado federal desde 2010. Ele licenciou-se do mandato para assumir como secretário estadual de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, em 7 de maio 2013, reassumindo o cargo em 4 de outubro do mesmo ano.

Deputada federal Josi Nunes (PMDB) (Foto: Divulgação)Deputada federal Josi Nunes (PMDB)
(Foto: Divulgação)

Josi Nunes (PMDB)
A professora Josiniane Braga Nunes, mais conhecida como Josi Nunes, nasceu em 10 de maio de 1962, em Porto Nacional. Ela é filha de Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi, e de Dolores Nunes, a primeira mulher eleita deputada estadual e federal pelo Tocantins. Foi eleita por quatro vezes para o cargo de deputada estadual, sendo a última em 2010. Em fevereiro do mesmo ano, a parlamentar assumiu a presidência regional do PMDB Mulher. A deputada é graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (UCG), pós-graduada em Psicopedagogia, mestre em Gestão de Educação. Josi Nunes é solteira, mãe de Ramirez e Luana e avó de Gustavo.

Deputado federal Lázaro Botelho (PP) (Foto: Divulgação)Deputado federal Lázaro Botelho (PP)
(Foto: Divulgação)

Lázaro Botelho (PP)
O empresário e pecuarista Lázaro Botelho Martins, nasceu em Loreto (MA), em 11 de fevereiro de 1947. Casado com a ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco, o parlamentar tem três filhos sendo Weslley Castelo Branco Martins, Letícia Castelo Branco Martins e Willian Castelo Branco Martins. Ele é presidente estadual e vice-presidente nacional do Partido Progressista. Botelho foi eleito deputado federal pela primeira vez para o mandato de 2011 e 2015. O parlamentar usou uma ‘Licença Conjunta Consecutiva’ por 121 dias, em 2 de fevereiro de 2013. Ele reassumiu em 3 de janeiro de 2013 e foi reeleito nas eleições de 2014.

Deputada federal Professora Dorinha (DEM) (Foto: Divulgação)Deputada federal Professora Dorinha (DEM)
(Foto: Divulgação)

Professora Dorinha (DEM)
Maria Auxiliadora Seabra Rezende é professora universitária e atual presidente nacional do Democratas Mulher. Nascida em Goiânia no dia 1º de janeiro de 1964, a parlamentar é formada em Pedagocia e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Conquistou ainda o título de doutora em gestão educacional pela Universidade Federal da Bahia. Foi eleita deputada federal em 2010, sendo reeleita em 2014. Casada com o ex-vereador Fernando Rezende (DEM), professora Dorinha como é conhecida, tem dois filhos.

Vicentinho Júnior (PSB) (Foto: Divulgação)Vicentinho Júnior (PSB) (Foto: Divulgação)

Vicentinho Junior (PSB)
O empresário e engenheiro Vicente Alves de Oliveira Junior é atualmente o deputado federal mais jovem do Tocantins, com 29 anos. Ele é filho do senador Vicentinho Alves (PR-TO) e de Adailde Alves. Antes de ser eleito em 2014, o parlamentar nunca havia ocupado cargos públicos, sendo esta a primeira vez. Casado com Kelly Aquino Alves, o parlamentar é pai de Júlia Leão Alves de Oliveira.

About Luiz Martins

Leave a Reply

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow