Home » Destaque » CREAS promove ação em homenagem ao Dia da Consciência Negra em Guaraí

CREAS promove ação em homenagem ao Dia da Consciência Negra em Guaraí

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Guaraí(CREAS) realizou nesta terça-feira, dia 21 de novembro – uma manhã cultural no CEM – Oquerlina Torres em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Durante a eventualidade, a Secretária de Assistência Social, Maria José Ferreira da Silva Cursino – destacou a importância da realização do evento no combate às desigualdades: “É nossa obrigação se colocar na luta contra as novas formas de opressão da população negra e batalhar para garantir condições reais de igualdade para todos.”

De acordo com a coordenadora do CREAS, Denize Maia – o evento levou as pessoas a refletirem sobre a identidade e a necessidade de lutar pelos direitos de igualdade: “Nós do CREAS, estamos promovendo e fazendo alusão ao Dia da Consciência Negra – fazendo as pessoas refletirem sobre a identidade negra e a necessidade de lutar pelos direitos de igualdade. Trouxemos um debate acerca de todos estes direitos, abordando a história e cultura do negro dentro do contexto social” frisou.

A estudante de 16 anos, Larissa presenciou e explicou sobre a necessidade da ação. “A consciência negra é muito importante, pois aprendemos mais sobre as culturas e entendemos que ninguém é melhor do que ninguém. Foi um evento maravilhoso, parabéns a toda a equipe do CREAS” –

Dados
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins conta com uma população de 1.383.453, sendo que 25,5% declaram-se brancos, 74% pardos e pretos e 0,5% indígenas. Dos 74% considerados negros e pardos, apenas 7,4% deste grupo se assume negro. Atualmente o Tocantins ocupa o 7º lugar dos estados brasileiros com o maior índice de população negra.

No Estado, das 44 comunidades que foram reconhecidas como remanescentes quilombolas, duas são urbanas e 42 são comunidades rurais, em que 90% dos alunos destas comunidades estudam em escolas urbanas, e uma unidade da rede estadual de ensino localiza-se dentro da comunidade quilombola Mumbuca, no município de Mateiros na região do Jalapão.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Polícia Civil prende quatro pessoas suspeitas de comercializar drogas na região norte da Capital

A Polícia Civil, por meio da ...

Estudantes disputam finais das modalidades individuais dos Jogos Estudantis do Tocantins

Cerca de 700 alunos atletas disputam ...

Estado é condenado a pagar retroativo de data-base e progressões à servidora de Palmas

O Estado do Tocantins foi condenado ...

Ex-presidente da Câmera dos vereadores de Brejinho de Nazaré é condenado por improbidade administrativa

O vereador de Brejinho de Nazaré, ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow