Home / Destaque / Crianças vítimas de acidente no sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da Segurança Pública

Crianças vítimas de acidente no sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da Segurança Pública

A aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer –TO), unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou na tarde desta segunda-feira 15, mais um vôo pela vida. Na ocasião, a equipe multimissão, a bordo do Tocantins 01, deslocou-se até a cidade de Dianópolis, para transportar duas crianças que haviam sido vítimas de um gravíssimo acidente de trânsito, no início da manhã, na rodovia que liga a cidade com o município de Novo Jardim, na TO 040, que precisavam ser transferidas para Palmas, o mais rápido possível, devido à gravidade dos ferimentos que apresentavam.

A aeronave foi acionada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) após o acidente que envolveu uma van da cidade de Novo Alegre, que transportava 35 passageiros. Nesse sentido, o helicóptero decolou de Palmas, por volta do meio-dia, tendo a bordo uma enfermeira e um médico do Hospital Geral de Palmas (HGP), com destino a Dianópolis. 

Em seguida, as equipes de saúde do Hospital Regional local trouxeram os dois pacientes, sendo um bebê de quatro meses e uma criança de sete anos de idade, os quais já estavam devidamente estabilizados e, desta maneira, foram embarcados pelos tripulantes da unidade aérea. Logo após, por volta das 14 horas, o Tocantins 01 chegou à unidade de saúde da Capital, onde uma equipe multidisciplinar aguardava para atendimento especializado que as vítimas necessitavam.

Vale ressaltar que a intervenção e utilização do helicóptero da SSP foram fundamentais para que as vítimas pudessem receber atendimento adequado em um curto espaço de tempo, uma vez que, se fosse feito via terrestre, o deslocamento de Dianópolis até Palmas, cuja distância é de 360 km, poderia durar até cinco horas, o que poderia agravar o estado de saúde das vítimas.

Para o médico Luciano Lopes, que fez parte do transporte aeromédico junto com os tripulantes do Ciopaer –TO, o emprego da aeronave, sem dúvida nenhuma, otimiza e antecipa o tratamento que deve ser feito, seja ele cirúrgico ou clínico, e isso favorece uma melhora, resultando em um menor tempo de recuperação hospitalar.

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow