Home / Destaque / CURSO DE LIBRAS: Em Guaraí, projeto Mãos que falam promove acessibilidade e inclusão

CURSO DE LIBRAS: Em Guaraí, projeto Mãos que falam promove acessibilidade e inclusão

No ano de 2002, por meio da Lei nº 10.436, a constituição brasileira reconhecia a Língua Brasileira de Sinais, ou Libras – Aprender Libras se faz, então, cada vez mais importante para a sociedade. Por isso, com objetivo de ensinar a comunidade guaraiense, o projeto ‘Mãos que falam’ vem desenvolvendo aulas gratuitas de libras com objetiva promover a interação entre as pessoas surdas e ouvintes.

Conforme as professoras ministradoras do curso, Suely e  Jussyleia: “A Libras pode ter sua função inclusiva potencializada se a sociedade como um todo tiver consciência da importância de aprender essa língua. Ela é o segundo idioma oficial do Brasil e, cada vez mais, tem sido vista como um aprendizado valioso para a população.” 

Em Guaraí, o Colégio Raimundo Alencar foi uma das primeiras unidades escolares a abraçar o processo de inclusão, com a oferta de estudos em Libras – após a grande aceitação do curso, ele se expandiu e a rede municipal de educação adotou e promove aulas com professores e a comunidade. 

Destacar-se profissionalmente

Assim como a proficiência em idiomas estrangeiros, o domínio de Libras é um grande destaque no currículo profissional. As empresas têm se posicionado melhor em relação à questão da acessibilidade para todos os tipos de deficiência.

Além do enriquecimento cultural, o profissional pode ter destaque principalmente se dentro da empresa em que trabalha houver algum deficiente auditivo.

Essa importância se potencializa ainda mais caso essa facilidade de comunicação se dê com um cliente da empresa que tenha essas necessidades.

Permitir acessibilidade e inclusão

A missão do projeto ‘Mãos que falam’ é permitir uma maior inclusão. Afinal, se apenas os deficientes auditivos souberem Libras, sua capacidade de se comunicar fica comprometida. Como eles conseguirão atingir a população toda se só uma parcela pequena é capaz de entendê-los?

Ter o domínio da Língua Brasileira de Sinais é um exercício de acessibilidade e inclusão. Um dever da sociedade.

CURSO:

O Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), destinado a professores, alunos, funcionários públicos, pais e comunidade.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

ACIAG promove ‘Café com Deus’ no Hospital Regional de Guaraí

Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí(ACIAG), realizou na manhã desta segunda-feira, ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow