Depósito de lixo hospitalar coloca em risco a saúde de moradores em Guaraí

Um depósito de lixo hospitalar vem incomodando e colocando em risco a saúde de moradores da Avenida 11 de Abril, no Setor Rodoviário, em Guaraí. Entre os materiais despejados no local, a presença de lixo biomédico, como agulhas e seringas usadas, produtos químicos e outros resíduos hospitalares em geral.

Os moradores relataram que o lixo hospitalar vem sendo depositado no local pela própria unidade hospitalar vizinha ao terreno. Para uma moradora, que não quis se identificar, a situação está insuportável, pois o lixo atrai ratos, baratas, moscas e vários outros insetos que invadem a casa dos vizinhos. Ela contou também que já fez inúmeras reclamações, mas nada foi feito para resolver o problema.

Angustiada, outra moradora pediu providências:
“A gente quer que tire esse monte de lixo daqui porque por mais que a gente peça para os nossos filhos não brincarem nessa área não tem jeito. É agulha, é seringa, medicamentos, tudo quanto é porcaria de lixo hospitalar aqui tem”, afirma a moradora.

De acordo com informações, o lixo hospitalar era acumulado em outro depósito e foi transferido para essa nova área, próximo a várias residências.

O Site Luiz Martins tentou entrar em contato com a administração do Hospital Regional de Guaraí vizinho ao terreno, mas não obteve sucesso. No entanto, espaço fica aberto para as devidas considerações de interessados.

O que diz a Anvisa: 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado – da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração). Estas regras atingem hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde. O objetivo da medida é evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que atinjam profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos.

Riscos do lixo hospitalar

O lixo hospitalar pode provocar infecções em pacientes hospitalizados, profissionais de saúde, lixeiros e na população em geral. Micro-organismos resistentes a medicamentos também pode ser descartados em meio ao lixo hospitalar. Há risco adicional de poluição, intoxicação, cortes, dentre outros problemas.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow