Home / Destaque / Diretores de hospitais públicos do estado destacam avanços e melhorias em 2018

Diretores de hospitais públicos do estado destacam avanços e melhorias em 2018

Os diretores gerais e técnicos dos dezoito hospitais públicos do Tocantins se reuniram nesta quarta-feira, 19, na sede da Secretaria de Estado da Saúde para realização da última reunião entre os gestores e superintendências do ano. Na pauta debates sobre avanços e desafios enfrentados em 2018 e novas perspectivas para o ano que vem. “Estamos traçando um plano e um levantamento do que precisamos fazer para continuar o trabalho de melhoria da qualidade do serviço, embora tenhamos uma mudança de ano, o governo permanece, logo, o perfil estabelecido permanece, e o perfil é de melhoria” observou o superintendente de Unidades Próprias, Ullanes Passos.

Foi apresentado aos diretores os desdobramentos e ações pactuadas do Plano Diretor Estratégico (PDE) junto à Organização Pan Americana (OPAS) para os Hospitais de porte III e Hospital Infantil de Palmas. O PDE dos hospitais é um importante investimento no aprimoramento e na melhoria da gestão na rede hospitalar que abrange os dezoito hospitais públicos do Estado, visando melhoria da gestão nas unidades.

O projeto está embasado em três diretrizes estratégicas: implementar um modelo de atenção integral e humanizado com foco na qualidade de assistência e segurança dos usuários; integrar o hospital no sistema de saúde loco-regional articulado às redes de atenção à saúde e linhas de cuidado e exercer um modelo de gestão compartilhada baseada na contratualização de metas e resultados com critérios claros de avaliação e controle.

Ullannes destacou também que o trabalho vem sendo implantado ao passo que os diagnósticos são feitos e liberados. “Isso vem sendo feito por etapas. A Superintendência de Unidades Próprias tem se utilizado do trabalho preliminar que já foi feito, para realizar as melhorias. O trabalho final vai ser entregue para podermos com essa ferramenta fazer maiores alterações. Inicialmente está sendo realizado em cinco hospitais, mas pretendemos expandir para toda a rede”, esclareceu o superintendente.

Para a diretora adjunta do Hospital Geral de Palmas, Renata Duran, esses encontros entre os diretores são momentos ímpar para aperfeiçoamento em rede. “Consideramos que foi um ano de aprimoramento, os desafios são diários, mas percebemos que tivemos muitas oportunidades esse ano, quando estreitamos relações entre os hospitais e superintendências. As trocas de experiência são fundamentais. O que da certo em uma unidade, sentimos motivados para aplicar em nossa unidade também”, disse a diretora. 

Renata Duran destacou que apesar das dificuldades, esse ano grandes avanços aconteceram no HGP:  “Conseguimos acabar com pacientes no corredor, por exemplo, e tudo isso com apoio da secretaria. Isso é importante ser mostrado para os colegas dos outros hospitais, pois temos que enfrentar os desafios juntos”.

Redução de fila

O Hospital Infantil de Palmas também comemora um dado importante. É que a fila de cirurgias eletivas pediátricas teve seu número reduzido drasticamente: passou de 1.172 para 302 conforme comentou a diretora geral da unidade, Leiliane Alves. “Em 2015 quando assumimos a direção tínhamos uma fila cirúrgica parada há dois anos por vários fatores. Trabalhamos para fazer essa fila rodar. Em 2016 conseguimos reestruturar toda a situação e começamos acelerar o processo de realização das cirurgias. Com Opera Tocantins conseguimos mais efetividade nesse projeto”.

A diretora destacou que o maior volume de cirurgias realizadas são as de baixa complexidade, hérnias inguinais, unilaterais umbilicais e fimose por exemplo. “O HIP hoje está com uma grande quantidade de cirurgias realizadas, se seguir esse fluxo em poucos meses atingiremos a meta que é zerar a fila”.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Estado destaca parceria com Apae e trabalho realizado pelo Centro de Reabilitação no Dia da Síndrome de Down

No dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow