Home » Destaque » Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios tocantinenses

Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios tocantinenses

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) se antecipa, e inicia as atividades do segundo semestre de 2018 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A intenção da pasta é mobilizar os cursistas e motivá-los para as aulas que ocorrerão no início do mês de agosto.

Já foram realizadas aulas inaugurais dos cursos técnicos em Guaraí, Natividade, Presidente Kennedy e Tocantinópolis. Na oportunidade, os estudantes conhecem a programação didática dos cursos e recebem os kits com o material pedagógico. A pasta também está promovendo aulas informativas para os cursistas da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), até o dia 29 de junho, em 15 municípios.

Em todo o Estado estão sendo beneficiados cerca de 680 jovens e adultos com cursos presenciais e outros 300 na modalidade à distância. Os cursos ofertados visam ofertar capacitação, aperfeiçoamento e ingresso no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

As áreas são disponibilizadas conforme a demanda econômica local, tanto para os alunos da cidade quanto para os do campo. Dentre as opções de cursos estão: inglês aplicado a serviços turísticos, recepcionista de eventos, cerimonialista, assistente de contabilidade, frentista, cuidador de idosos, fruticultura, agricultor orgânico, assistente financeiro e informática.

Na modalidade FIC, os cursos técnicos são: Programação de Jogos Digitais, Computação Gráfica, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Agroecologia e Meio Ambiente.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, ressalta o impacto do programa no desenvolvimento individual e na economia do Estado.  “Por meio do Pronatec, buscamos expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional técnica de nível médio no Estado. Além de dar às pessoas condições de se qualificar profissionalmente e ter uma renda familiar melhor, com o Pronatec, estamos contribuindo para a formação de mão de obra de acordo com o potencial econômico de cada região”, frisou a secretária.

O aluno do curso de Agroecologia, Lucas Bispo de Oliveira, de Gurupi, está empolgado com a possibilidade de se qualificar profissionalmente. “Pretendo formar em Agronomia. E esse curso já vai permitir meu ingresso no mercado de trabalho. Quero continuar com essa mesma área porque gosto muito”, afirmou.

A cursista de Pedro Afonso, Natália Meneguetti, escolheu o curso Inglês Aplicado a Serviços Turísticos por acreditar que irá agregar valor ao currículo. “O programa do curso vai abranger a fala, a escrita e a leitura em inglês. Sei que essa base irá ajudar bastante na minha formação e contribuir para o meu futuro profissional e pessoal”, relatou.

Fonte: Seduc / TO

Foto: Cursos de frentista e inglês são opções para alunos de Tocantinópolis – Governo do Tocantins

 

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

TOP PREPARATÓRIO: Referência e 100% tocantinense, conheça o curso preparatório para a OAB

Conseguir a carteira da OAB é ...

Em Guaraí, Osires Damaso recebe apoio de vereadores

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do ...

DIA DO CLIENTE: Em Guaraí, GS MOTOS realiza sorteio de uma moto 0KM

Não há dúvidas de que os ...

Em Guaraí: troca de cartas entre alunos e servidores do Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda estimula a escrita e leitura

Em tempos de redes sociais e ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow