Home » Destaque » Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios tocantinenses

Educação inicia atividades do Pronatec nos municípios tocantinenses

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) se antecipa, e inicia as atividades do segundo semestre de 2018 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A intenção da pasta é mobilizar os cursistas e motivá-los para as aulas que ocorrerão no início do mês de agosto.

Já foram realizadas aulas inaugurais dos cursos técnicos em Guaraí, Natividade, Presidente Kennedy e Tocantinópolis. Na oportunidade, os estudantes conhecem a programação didática dos cursos e recebem os kits com o material pedagógico. A pasta também está promovendo aulas informativas para os cursistas da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), até o dia 29 de junho, em 15 municípios.

Em todo o Estado estão sendo beneficiados cerca de 680 jovens e adultos com cursos presenciais e outros 300 na modalidade à distância. Os cursos ofertados visam ofertar capacitação, aperfeiçoamento e ingresso no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

As áreas são disponibilizadas conforme a demanda econômica local, tanto para os alunos da cidade quanto para os do campo. Dentre as opções de cursos estão: inglês aplicado a serviços turísticos, recepcionista de eventos, cerimonialista, assistente de contabilidade, frentista, cuidador de idosos, fruticultura, agricultor orgânico, assistente financeiro e informática.

Na modalidade FIC, os cursos técnicos são: Programação de Jogos Digitais, Computação Gráfica, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Agroecologia e Meio Ambiente.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, ressalta o impacto do programa no desenvolvimento individual e na economia do Estado.  “Por meio do Pronatec, buscamos expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional técnica de nível médio no Estado. Além de dar às pessoas condições de se qualificar profissionalmente e ter uma renda familiar melhor, com o Pronatec, estamos contribuindo para a formação de mão de obra de acordo com o potencial econômico de cada região”, frisou a secretária.

O aluno do curso de Agroecologia, Lucas Bispo de Oliveira, de Gurupi, está empolgado com a possibilidade de se qualificar profissionalmente. “Pretendo formar em Agronomia. E esse curso já vai permitir meu ingresso no mercado de trabalho. Quero continuar com essa mesma área porque gosto muito”, afirmou.

A cursista de Pedro Afonso, Natália Meneguetti, escolheu o curso Inglês Aplicado a Serviços Turísticos por acreditar que irá agregar valor ao currículo. “O programa do curso vai abranger a fala, a escrita e a leitura em inglês. Sei que essa base irá ajudar bastante na minha formação e contribuir para o meu futuro profissional e pessoal”, relatou.

Fonte: Seduc / TO

Foto: Cursos de frentista e inglês são opções para alunos de Tocantinópolis – Governo do Tocantins

 

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Em Guaraí, Educandário Moranguinho realiza mais uma edição do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Ser empreendedor vai além da capacidade ...

Alunos do Tocantins vão a Natal disputar os Jogos Escolares da Juventude

Parte da delegação tocantinense que representará ...

Presidente do CONSEG de Guaraí participa do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Tocantins

Em busca de estratégias eficazes de ...

CONVITE: Reinauguração da Clínica Polliana Veras

Com objetivo de promover o bem-estar ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow