Ocorreu na noite deste sábado, dia 22 de setembro a XV edição do mais tradicional evento social do município de Guaraí, o Boi no Rolete da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A eventualidade, inspirada na tradição gaúcha, contou com a participação expressiva da comunidade. Em Guaraí, desde outubro de 1993, a APAE tem como principal missão prestar serviços de assistência social no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, conscientizando cada vez mais a sociedade.
A musicalidade do evento ficou por conta do cantor e compositor Cicinho.com que animou o público presente. A noite também esteve repleta de arte, os alunos da Apae deram um show de simpatia e desenvoltura com suas apresentações.
Em Guaraí, o famoso Boi no Rolete é preparado há 15 anos pela Associação. O Boi é assado inteiro, onde é utilizado geralmente um animal de aproximadamente 250 a 350 quilos, limpo, sem a cabeça e partes internas.
Para assá-lo é construída uma churrasqueira grande com 4 ou 6 locais para colocar o carvão e sobre essa churrasqueira, é colocado uma cúpula de metal, simulando um forno. O tempo necessário para assar o boi no rolete, é de em torno de 16 horas.
Segundo a presidente da APAE, Maria Fé da Silva, o valor arrecadado durante o evento será importante para manter os trabalhos desenvolvidos pela associação: “Eu fico muito feliz em ver a participação da população todos os anos em nosso evento, um evento totalmente solidário. Quero agradecer nossos parceiros, patrocinadores e convidados – pessoas que atenderam com muito carinho ao nosso chamado.”
Presente no evento, o vice-presidente de Guaraí e agropecuarista Donizete Rocha doou um boi para a edição de 2019, que também será realizada em setembro. De acordo com Donizete, a instituição é fundamental no município: “Sabemos da importância da APAE para Guaraí. Eu e minha família estamos sempre a disposição – Contribuir é fundamental e a APAE está de parabéns pelo evento”
APAE
APAE de Guaraí é uma instituição de suma importância, que trabalha para garantir direitos da pessoa com deficiência. Vários usuários, de todas as faixas etárias, participam de programas e projetos desenvolvidos pela instituição, que lhes oportunizam a participação nas mais variadas atividades voltadas à socialização, à integração e à melhoria da qualidade de vida.
A entidade oferece apoio e fortalecimento às famílias, além da inserção em todos os âmbitos da sociedade, buscando assegurar aos usuários o pleno direito à cidadania.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaraí foi fundado em outubro de 1993 e até hoje trabalha garantindo a inclusão social.