Home / Destaque / Em Guaraí: Caminhada “No trânsito, o sentido é a vida” tem grande participação e conscientização de moradores

Em Guaraí: Caminhada “No trânsito, o sentido é a vida” tem grande participação e conscientização de moradores

Através da educação no trânsito dentro das escolas poderemos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. Foi com esse propósito, que a Circunscrição Regional de Trânsito de Guaraí, conhecida como Ciretran, em parceria com Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretaria de Educação Municipal e Escolas Estaduais – promoveram uma Caminhada em alusão ao Maio Amarelo com alunos do Colégio Antônio Alencar, Raimundo Alencar, Irineu Albano, José da Costa e Colégio da Polícia Militar (CPM VIII).

A caminhada teve concentração na Avenida Fortaleza e percorreu a Avenida Bernardo Sayão em direção a Prefeitura, no centro da cidade – levando a mensagem de conscientização para a população. Durante o trajeto, a Ciretran com apoio da PRF disponibilizou carcaças de veículos acidentados para promover um ato educativo, afim de conscientizar os estudantes e a sociedade, mostrando as consequências da “violência no trânsito” em Guaraí e região.

A campanha com o tema: “No trânsito, o sentido é a vida” tem a proposta de chamar atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito.

ENTREVISTA:
Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito em Guaraí, Oliveira Junior, em entrevista exclusiva ao Site Luiz Martins: “Os ensinamentos sobre educação no trânsito deve começar nas séries iniciais e aliar teoria e prática. Os alunos devem ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas e por isso, o departamento vem promovendo ações nas escolas e na comunidade, conscientizando todos os moradores” –

Oliveira ainda ressaltou que essas ações de conscientização, serão promovidas mensalmente em Guaraí. “Estamos trabalhando com objetivo de levar o melhor aos guaraienses no trânsito, a conscientização é a palavra chave até o fim do ano” –

DADOS:
Anualmente, cerca de 37 mil pessoas morrem e outras 180 mil ficam feridas no trânsito brasileiro, segundo dados do Ministério da Saúde. No mundo, são 1,3 milhões de óbitos, além de 30 milhões de sequelados. Esse dado alarmante fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançasse o desafio para que os países reduzissem, até 2020, esses índices em pelo menos 50%.

O MOVIMENTO:

O Movimento Maio Amarelo de Guaraí nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e principalmente no Tocantins.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

About Luiz Martins

x

Check Also

Saúde promove oficina de qualificação para fiscais sanitários municipais

A diretoria de Vigilância Sanitária (VISA) do Estado, por meio da área ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow