Home / Destaque / Em Guaraí, Projeto Ambiental incentiva alunos a cuidar e cultivar horta em escola estadual

Em Guaraí, Projeto Ambiental incentiva alunos a cuidar e cultivar horta em escola estadual

Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para os alunos do Ensino de Tempo Integral do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres. O projeto foi desenvolvido pelos professores Júlio Ibiapina e Laisy Daniella com apoio dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Guaraí (IESC/FAG).

As atividades envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa. De acordo com o professor Júlio Ibiapina, a educação ambiental está sendo bem aceita pelos alunos: “Na horta, eles aprendem o cultivo de alimentos, que eles mesmo plantam, colhem e consomem, participando ativamente do processo educativo. Novamente estamos inserindo no Oquerlina Torres projetos extremante importantes para a educação e conhecimentos dos nossos jovens”

A professora Laisy Daniella disse que, desde que o projeto foi implantado, percebeu uma mudança nos alunos – tanto no aprendizado como nos hábitos: “Passamos a teoria na sala de aula e depois os alunos puderam vivenciar na prática. Eles estão aprendendo a preservar a natureza e a se alimentar melhor com o que plantam – atividades como essa são de extrema importância”

O formando do Curso de Biologia, Samuel Marques – ministrou uma aula sobre a compostagem e parabenizou os jovens pela aceitação do projeto: “A compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica em um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, contribuindo muito para desenvolvimento dos vegetais. Estou muito feliz por participar deste momento e parabenizo a todos os estudantes pela participação nesse importante projeto interdisciplinar”

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

MPE expede recomendação para implementação de atendimento prioritário em quatro municípios

O não cumprimento da Lei nº 10.048/00, regulamentada pelo Decreto nº 5.296/04, ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow