Home » Destaque » Escola Estadual em Guaraí oferece curso de Libras para a comunidade

Escola Estadual em Guaraí oferece curso de Libras para a comunidade

Na Diretoria Regional de Educação de Guaraí, o Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, referência no desenvolvimento de ações alusivas à educação especial, está oferecendo o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), destinado a professores, alunos, funcionários públicos, pais e representantes da comunidade.

O curso está sendo realizado nas sextas-feiras, das 8 às 10 horas, de forma gratuita. A iniciativa faz parte do projeto Amigos Surdos em Busca de Comunicação, que objetiva promover a interação entre pessoas surdas e ouvintes, fortalecendo a autoestima e ampliando gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social.

A estudante Joyce Pilar Ribeiro Sampaio, aluna do 9º ano do ensino fundamental, comentou a ação. “Sinto-me feliz em poder me comunicar com pessoas surdas. Seria importante que todas as escolas oferecessem esse curso ou que todos os alunos ouvintes pudessem compreender a linguagem dos sinais, para facilitar a comunicação e a interação entre as pessoas”, disse.

“O Colégio Raimundo Alencar foi uma das primeiras unidades escolares a abraçar o processo de inclusão, com a oferta de estudos em Braille. Esse curso de Libras é relevante porque promove a cultura e a identidade do povo surdo. E essa oportunidade representa que a escola está oferecendo, a mais pessoas, chances de aprenderem a se comunicar utilizando a linguagem dos sinais”, explicou Paola Regina Martins Bruno, do setor Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Suely Ferreira Martins Cardo, professora do ensino especial, destacou a interação entre os surdos e a sociedade, facilitando a comunicação entre eles e a melhoria da comunicação dos alunos com estudantes surdos de outras unidades escolares. “Os resultados do processo de inclusão têm sido satisfatórios, considerando a evolução na comunicação entre alunos surdos, ouvintes e professores, facilitando o desenvolvimento de novas habilidades e da aprendizagem”, frisou.

O gestor da escola, Nelson José Maciel Gonçalves, explicou que esta é a 2ª edição do curso e que tem observado que o processo de inclusão está acontecendo de fato. “Estamos presenciando uma interação entre os alunos e os estudantes surdos, gerando mais aceitabilidade. Alunos nossos estão ensinando Libras a outros estudantes e isso é muito gratificante”, contou.

O Colégio Estadual Raimundo Alencar conta atualmente com 18 alunos no ensino especial e com Sala de Recursos.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

TOP PREPARATÓRIO: Referência e 100% tocantinense, conheça o curso preparatório para a OAB

Conseguir a carteira da OAB é ...

Em Guaraí, Osires Damaso recebe apoio de vereadores

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do ...

DIA DO CLIENTE: Em Guaraí, GS MOTOS realiza sorteio de uma moto 0KM

Não há dúvidas de que os ...

Em Guaraí: troca de cartas entre alunos e servidores do Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda estimula a escrita e leitura

Em tempos de redes sociais e ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow