Home » Destaque » Estreantes e veteranos vivem a expectativa de participar do 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Estreantes e veteranos vivem a expectativa de participar do 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu

A dezenove dias da 12ª edição, o Festival Gastronômico Taquaruçu (FGT), que acontece entre os dias 05 e 09 de setembro, com foco na valorização de ingredientes culinários regionais, coleciona histórias de sucesso de participantes que estão a cada dia se renovando na criação de novos pratos e inspirando mais participantes a entrar na disputa.

Este ano, foram 160 inscritos na disputa gastronômica, os quais foram submetidos ao crivo técnico de pessoas gabaritadas do setor de alimentação da Associação Brasileira de Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO). Destes, foram selecionados 70 melhores pratos que irão disputar as melhores preparações, nas categorias comidinhas, prato salgado, prato doce e food truck.

E pra conhecer alguns destes quitutes, a equipe de reportagem a Agência de Turismo (Agtur) foi a campo entrevistar os participantes para também saber como estão as expectativas dos chefs para o FGT, como andam os preparativos para o evento, sendo que muitos destes estão na disputa pela primeira vez e alguns já veteranos.

A chef Beatriz Costa que na 9ª edição ganhou em primeiro lugar na categoria comidinha, com o bolinho flor da serra, ano passado também garantiu um lugar entre os ganhadores, ela levou o terceiro lugar na categoria comidinhas, com o prato: Filho de Pindaró.  Ela disse que na ocasião preparou três mil porções para o evento, e mesmo assim, não foi suficiente para atender a demanda, então já iniciou a produção para este ano, e já contabiliza 1.400 unidades prontas. “Ano passado vendemos muito bem, e este ano acredito que vamos superar as vendas de 2017, por isso já estamos com a produção a todo vapor”, disse confiante a chef.

Com a experiência de quem já participou de outras edições do FGT, Beatriz disse que seu prato deste ano, o Botellus, vem de uma origem controversa, pois segundo ela, a  palavra botellus originou-se do latim e hoje é habitualmente conhecida como pudim. Mas a preparação da chef não é um prato doce, e sim, uma espécie de pudim salgado de consistência macia, feita de carne de sol, recheada com requeijão, servido com creme de mandioca e acompanhado de molho de tamarindo. Combinações bem harmonizadas, que Beatriz garante que vai surpreender a todos.

Verônica Augusto é outra chef que já colocou a mão na massa, ela que também vendeu cerca de 3 mil unidades ano passado, este ano não quer vender menos que isso e já preparou 1.800 porções, mas quer chegar a 3 mil antes do inicio do evento. Ela, que já participou de outras edições, apostou no prato doce por considerar uma das suas paixões. O seu prato, de nome O Regional,  é, segundo ela uma “iguaria sofisticada que agrupa o sabor inigualável do buriti e do queijo, com a crocância da tapioca e da fritura e o frescor do sorvete de creme”.

Já a chef Iraci Araújo, estreia este ano com o seu Bolinho de Cuxá, elaborado a partir da desconstrução do tradicional prato “arroz de cuxá”, típico do Maranhão, incorporado pelos tocantinenses devido ao grande número de maranhenses que adotaram a Capital como sua cidade.

Iraci conta que a iguaria é uma transformação desta receita tradicional, em um bolinho crocante por fora, e macio por dentro, que mantém o sabor original do prato, e tem como principal ingrediente a vinagreira ou azedinha, planta exótica e multiuso, “acrescentando sabor peculiar e cítrico ao arroz, e é harmonizado com o sabor marcante do camarão seco, servido acompanhado de um molho verde”.

Ela confessa que está ansiosa com sua participação no evento, já que só foi ao FGT como expectadora, e agora tem a responsabilidade de atender as expectativas do público. “Passar pelos jurados já foi uma grande vitória, agora é trabalhar para deixar tudo pronto para a minha estreia neste grande evento”, finalizou.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)
DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Bazar beneficia mulheres vítimas de violência em Palmas

Um bazar de roupas e calçados ...

Educação e SBH certificam vencedores do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase

Os estudantes Gabriel Marinho, Kaio Moreira ...

Ciclista de Gurupi acumula três medalhas nos Jogos Escolares da Juventude de Natal

A ciclista tocantinense, Yana Camargo, conquistou ...

Espetão Rodrigues e Pizzaria Donatella inaugura em Guaraí

Inaugurou neste sábado, dia 17 de ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow