Home / Destaque / Estudante de Rio do Sono é selecionado para representar o Tocantins na Câmara dos Deputados

Estudante de Rio do Sono é selecionado para representar o Tocantins na Câmara dos Deputados

O estudante Lucas Glória Lopes, 16 anos, do Colégio Estadual de Rio do Sono, foi o escolhido para representar o Tocantins no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2019. Ele participará de uma jornada parlamentar que será realizada, no período de 23 a 27 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Para Lucas Glória, é importante finalizar as obras públicas que estão paralisadas no País, e assim ele defende o projeto de lei Reserva Impositiva, que altera a emenda constitucional nº 86/2015, que destina 25% das emendas parlamentares individuais impositivas dos deputados estaduais para a conclusão de obras já iniciadas e que, por algum motivo, não foram concluídas.  Lucas explicou que estava confiante que o seu projeto seria escolhido. “Estou animado, imaginando que seja uma oportunidade ímpar para abrir vários horizontes. De início, pensei numa forma de descentralizar os recursos que vão para Brasília, para também serem distribuídos com as demais regiões. Fui pesquisando o assunto, fiquei sabendo sobre as emendas parlamentares impositivas e que estas, mesmo que os deputados tenham liberdade para direcionar, têm regras como a aplicação de parte dos recursos com a saúde. Fui pesquisando sobre o assunto e como na minha cidade tem duas pontes inacabadas, completei a ideia”, ressalta.

O Tocantins registrou 30 inscritos no Parlamento Jovem Brasileiro e, conforme o número de deputados estaduais, no caso, oito, teria direito a apenas um aluno representante pelo Estado, de um total de 78 que serão selecionados pela Câmara dos Deputados.

“O Programa Parlamento Jovem Brasileiro proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas a oportunidade de participar e debater com jovens de outros estados da federação temas de grande importância para o nosso país”, comentou Vaneide Labres da Silva Ferreira, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, e uma das responsáveis pelo programa no Tocantins.

O Parlamento Jovem Brasileiro possibilita aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação da jornada parlamentar.

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow