Home » Destaque » Farmacêuticos que atuam na rede de saúde de Palmas serão capacitados para ampliar a atuação

Farmacêuticos que atuam na rede de saúde de Palmas serão capacitados para ampliar a atuação

Nesta quarta-feira, 02, foi realizada a aula inaugural do curso de capacitação que será oferecido para todos os farmacêuticos da rede de atenção primária do Município. O curso terá seu início no mês de junho e será dividido em cinco módulos de 16 horas, com uma carga horária total de 80 horas. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Para a farmacêutica Marta Franca Ramos, que também é Conselheira Federal de Farmácia, o curso é uma forma de tornar o contato entre o paciente e o farmacêutico ainda mais próximo. “A capacitação tem a intenção de trabalhar a aproximação do profissional com os usuários do sistema, além de oferecer orientações e assistência para pacientes com doenças crônicas, por exemplo”, cita.

O secretário de Saúde de Palmas, Whisllay Maciel Bastos, reforça que capacitação é amplamente apoiada pela gestão. “O curso ofertado pelo Conselho Federal e Regional de Farmácia do Tocantins busca envolver trabalhadores farmacêuticos da rede, na tentativa de melhorar a atuação em farmácia clínica, ampliando os serviços do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS)”, observa. O gestor ressaltou também, durante sua fala na aula inaugural, que o “curso é mais uma forma de estimular a participação do farmacêutico no SUS e harmonizar termos, conceitos e processos de trabalho relacionados à atuação clínica desse profissional”, avalia.

O vice-presidente do Conselho Regional do Tocantins, o farmacêutico Vidal Gonzalez, informou que a capacitação ofertada pelo Conselho Federal de Farmácia em parceria com a Semus trará melhor qualidade na prestação dos serviços farmacêuticos. De acordo com Vidal Palmas está sendo um dos primeiros municípios a aderir e iniciar essa capacitação.

A capacitação é gratuita e disponibilizada pelo Conselho Nacional de Farmácias e tem o objetivo de promover o exercício da cidadania, favorecer a compreensão da trajetória política, institucional e legal do SUS, sobre instrumentos de gestão pública na área farmacêutica.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Escolas de todo o País têm oportunidade de escolher obras literárias para o ensino

O Programa Nacional do Livro Didático ...

Polícia Civil do Tocantins prende estudante que cultivava e comercializava supermaconha

A Polícia Civil do Tocantins, por ...

Em Guaraí: estudantes do CEMOT homenageiam professores

Os professores desempenham uma série de ...

Promotora de Justiça de Gurupi lança livro que conta história da família

Em noite de emoção e muito ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow