FMA vai contratar plano de manejo para as Capivaras

A população de capivaras que habita às margens do Ribeirão Brejo Comprido e no Parque Cesamar vai receber, em breve, um plano de manejo de fauna. É que a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), está finalizando um processo de licitação para contratar serviços de consultoria técnica para elaboração do diagnóstico da população de capivaras e elaborar um Plano de Manejo de fauna para a espécie.

A intenção, de acordo com o presidente da FMA, Evercino Moura dos Santos Júnior, o trabalho inclui a elaboração de um diagnóstico sobre os animais, incluindo população, condições sanitárias, hábitos, habitat e ainda se há indicativo de interferências como castração para controle populacional, mudança de local, dentre outros.

“Até aqui nunca tivemos problemas com as capivaras que ficam preferencialmente no Parque e percorrem toda a trilha do Brejo Comprido, mas temos conhecimento de problemas em outras cidades, como superpopulação e até de saúde pública, por contaminação com o carrapato estrela, que causa a febre maculosa”, informou o presidente.

Segundo Evercino Moura, a FMA já realizou uma investigação sobre a presença do parasita nas capivaras de Palmas, que teve resultado negativo. “Graças a Deus nunca tivemos problemas com esse parasita, que causa doença grave tanto no homem, quanto em animais domésticos. E este manejo é inclusive para garantir que essa condição de convívio pacífico e saudável entre população e capivaras possa se manter”, finalizou o presidente da FMA.

(Edição: Iara Cruz)

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow