Home » EDUCAÇÃO » Governo homenageia ex-reitora da Unitins com nome em escola

Governo homenageia ex-reitora da Unitins com nome em escola

A Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso foi inaugurada na noite dessa segunda-feira, 26, pelo governador Marcelo Miranda. Evento contou com a presença de centenas de pessoas entre alunos, professores da Educação, comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), secretários de Estado, deputados e lideranças políticas da Capital e do interior.

“Hoje é um dia de homenagem a nossa querida Elizângela, uma mulher tão importante na vida de todos. Queríamos agradecer à família dela que está presente, ao carinho comigo e com a Dulce [primeira-dama]. A Seu Lázaro, pai da Elizângela, um homem de bem, honrado e trabalhador. À dona Ivonete, mãe. Eliane, Leidiane e Domingos, seus irmãos. À família Unitins, que teve a oportunidade de conviver com essa menina, às pessoas que gostavam da Elizângela. Eu quero lembrar que ela deixou um legado para que tenhamos coragem de enfrentar todas as adversidades”, afirmou o governador em seu discurso, ao lembrar que a professora homenageada é exemplo daqueles que dedicam a vida para uma nação melhor.

Ao citar uma frase muito dita pela ex-reitora da Unitins, Marcelo Miranda lembrou suas principais conquistas na educação. “Ela dizia que a educação transforma e se foi, mas deixou marcas da sua história, sendo a mais importante delas a lei que transformou a Unitins em Universidade Estadual do Tocantins”, lembrou.

A mãe da professora homenageada, Ivonete Glória Cardoso, declarou estar muito emocionada e agradecida pela homenagem feita à filha. Ao agradecer aos parentes, amigos e conterrâneos da cidade de Santa Tereza do Tocantins, a mãe afirmou ser grata a Marcelo e Duce Miranda por homenagearem sua filha, que lutou pela educação no Estado e de fato buscou a transformação através da educação. “Diante da saudade eterna e profunda, só nos resta lutar e são vocês que nos ajudam a fortalecer e dar continuidade a essa luta. Os amigos que ela fez, são nossos amigos”, finalizou.

A reitora da Unitins, Suely Quixabeira, destacou que é merecida a homenagem pela história de vida da Elizângela. “Como assistente social, ela sempre militou em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes e como professora na Universidade ela sempre lutou pela educação pública e de qualidade. Parabenizo o governador por essa atitude de homenagear a Elizângela, ela nos representa enquanto professora, enquanto pessoa que sempre lutou pela educação no Estado do Tocantins”, finalizou.

História

Elizângela Glória Cardoso foi assistente social efetiva da Secretaria de Estado da Saúde e professora na Unitins desde 2009. Foi a primeira coordenadora do curso de Serviço Social eleita na instituição, atuou na defesa dos direitos da criança e do adolescente e especializou-se pelo Instituto Sírio Libanês. Na sua trajetória como reitora da Unitins, cargo que assumiu em 2015, teve grandes conquistas na educação superior. A mais importante delas foi a transformação da Unitins em uma autarquia de regime especial, a Universidade Estadual do Tocantins. Na sua gestão, também foi inaugurado o prédio próprio do câmpus de Palmas e a Central Analítica de Pesquisa Agroambiental (Cepam) na Agrotins, alavancando a pesquisa no Estado.

A ex-reitora faleceu em junho de 2017 em decorrência de um câncer.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Prefeitura de Araguaína conclui obra de pavimentação asfáltica no Bairro São João

A Prefeitura de Araguaína, em parceria ...

Telas de proteção de área de banho nas praias da Capital passam por manutenção

A Prefeitura de Palmas, por meio ...

MPE economiza despesas com diárias pagas aos prestadores de serviços

Como parte da política de redução ...

OAB/TO emite nota de repúdio contra iniciativa de vereador palmense

Por meio da Comissão de Diversidade ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow