Home / Destaque / Lançamento oficial da campanha de vacinação contra febre aftosa acontecerá na abertura da Agrotins 2019

Lançamento oficial da campanha de vacinação contra febre aftosa acontecerá na abertura da Agrotins 2019

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estará presente na 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), que começa na próxima terça-feira, 7, e segue até o dia 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Durante a abertura da Agrotins, no dia 7, a partir das 9 horas, o Governo do Estado também anunciará a abertura oficial da 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa.

Esta etapa, que iniciou no dia 1º de maio e segue até o dia 31 de maio, tem a previsão de vacinar aproximadamente 8,6 milhões de animais, distribuídos em 56,4 mil propriedades rurais cadastradas.

Além do lançamento da campanha contra aftosa, a Adapec promoverá durante os cinco dias da feira, uma programação especial voltada para o serviço de educação sanitária animal e vegetal junto ao público. “A Agrotins é a maior vitrine do agronegócio tocantinense, e a Adapec como órgão de defesa sanitária animal e vegetal aproveita esta oportunidade para fazer um serviço de educação sanitária junto aos produtores rurais e a população em geral”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O retorno do projeto Escolinha da Adapec é uma das novidades da Agência na Agrotins 2019. No espaço, produtores rurais, estudantes e comunidade em geral terão acesso a 12 palestras com temas, como: raiva dos herbívoros; brucelose e turberculose; bicudo do algodoeiro; certificação fitossanitária; retirada da vacina contra aftosa; mormo nos eqüídeos; uso correto e seguro de agrotóxicos; portal do produtor, entre outras.

Em outros dois espaços ocorrerão também palestras sob a responsabilidade da Agência. No Auditório Vitrine da Carne, a Adapec levará informações sobre abate clandestino e achados em frigoríficos. E no Auditório Praça do Leite, abordará o trabalho de inspeção do leite e seus derivados.

Sanidade

A Agência realizará um trabalho contínuo de monitoramento sanitário dos animais expostos na Feira. Para tanto, conta com um escritório local, para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), e uma unidade que funciona como barreira fixa para fiscalizar a entrada e a saída de animais, com exigências da documentação sanitária, de acordo com a espécie.

About Luiz Martins

x

Check Also

Crianças vítimas de acidente no sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da Segurança Pública

A aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer –TO), unidade da ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow