Home / Destaque / Melhorias para o transporte escolar são discutidas em reunião entre Educação e MPE

Melhorias para o transporte escolar são discutidas em reunião entre Educação e MPE

O transporte escolar na rede estadual de ensino foi tema de reunião da titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, nesta sexta-feira, 3, com o grupo de trabalho do Transporte Escolar, formado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do Ministério Público Estadual (MPE), no qual a pasta possui cadeira juntamente com outros órgãos.

Na reunião, realizada na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), foi discutida a realização de ações pedagógicas nas escolas da rede estadual de ensino, voltadas para conscientização sobre o direito de transporte escolar seguro e de qualidade, assim como realização de um mapeamento situacional do transporte escolar nas 13 Diretorias Regional de Educação (DREs).

A ideia do mapeamento situacional do transporte é fazer com que o Estado tenha melhores parâmetros de investimento. Também foi colocada em pauta a qualidade dos serviços de transporte escolar ofertados, os pontos a serem melhorados e os detalhes de convênios, fiscalizações e vistorias ligadas às manutenções da frota escolar.

Estratégias

Para a secretária Adriana Aguiar, as discussões em torno do transporte escolar são importantes para o planejamento de ações estratégicas para o setor. “Esse espaço precisa ser cada vez mais horizontal, de modo que possamos agregar quem está lá na ponta, município, gestores escolares e os próprios usuários”, afirmou.

A gestora destacou ainda que o Governo do Tocantins tem trabalhado para garantir um transporte escolar de qualidade, especialmente por meio dos repasses que são feitos para os municípios. Apenas este ano, já foram repassados cerca de R$ 10 milhões, referentes às duas primeiras parcelas de 2019.

Além da Seduc, integram o grupo de trabalho do Transporte Escolar: Ministério Público Estadual (MPE), tribunais de Contas do Estado e da União (TCE e TCU), Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/Tocantins), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Conselho Estadual de Trânsito, Polícia Militar e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

De acordo com o promotor e coordenador do Caopije, Sidney Fiori, o grupo tem como objetivo aprimorar o transporte escolar. “Com a identificação dos desafios do transporte, conseguimos planejar, juntos, ações que possam tornar o serviço público melhor”, ressaltou.

Dia D

Na ocasião, o grupo anunciou para o dia 23 de maio, a realização do Dia D do Transporte Escolar, evento onde autoridades políticas, órgãos de controle e fiscalização e sociedade civil debatem a qualidade dos serviços de transporte escolar ofertados, os pontos a serem melhorados e os detalhes de convênios, fiscalizações e vistorias ligadas às manutenções da frota escolar.

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow