Home / Destaque / Metrologia Estadual participa de seminário do Inmetro

Metrologia Estadual participa de seminário do Inmetro

Visando aprimorar conhecimentos e atuar cada vez mais em convergência com o que foi pactuado no Plano de Trabalho 2019, a equipe da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), participou do Seminário de Metrologia Legal 2019, realizado nos dias 12 e 13 de agosto, no Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro, em Xerém no Rio de Janeiro.

Estiveram presentes no encontro o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o administrador Anderson Luiz Justino Martins  e o técnico da área de Instrumentos Luis Fernando da Silva Lima.

A edição desse ano foi focada nas recomendações da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) para a harmonização da execução das atividades da metrologia legal em âmbito global, que propõe sistemas de certificação que podem gerar vantagens a vários países, como abertura comercial e acesso a novos mercados consumidores.

De acordo com o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcos Trevisan, a Metrologia Legal é importante para a confiança da sociedade e garantia da cidadania ao buscar a exata e precisa medição, quando esta intermedeia relações sociais de consumo, saúde, segurança e meio ambiente”, informa. Nesse sentido, debater seus rumos é de grande importância para o crescimento industrial do Brasil, estimulando o desenvolvimento de acreditações e estrutura laboratorial para o suporte de suas atividades.

Para o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o seminário foi um momento importante para todos os órgãos delegados, estreitando o relacionamento com o Inmetro e discutindo temas de relevância para a sociedade, como a regulamentação da metrologia legal, o programa de cronotacógrafo e a acreditação de atividades. “O Inmetro se faz presente na vida da sociedade, nos lares e empresas privadas e públicas, por meio de produtos de uso cotidiano. A área de atuação é muito ampla e é preciso cada vez mais atuarmos em prol de ofertar à população confiança nos mecanismos de medição”, destaca o presidente da AEM.

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow