Home » Destaque » Mutirão reduz fila de espera por cirurgias no aparelho digestivo no HGP

Mutirão reduz fila de espera por cirurgias no aparelho digestivo no HGP

Cerca de 10 pacientes foram beneficiados com o mutirão de cirurgias de vesícula por videolaparoscopia (vídeo) no Hospital Geral de Palmas (HGP), que ocorreu no sábado, 24. A iniciativa busca reduzir a lista de espera dos pacientes eletivos (que não têm risco eminente de vida) que necessitam de cirurgia no aparelho digestivo.

A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e faz parte do projeto coordenado e supervisionado pela equipe do HGP e conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins, com o fornecimento de materiais e a disponibilização de equipe de médica residente, além do apoio da empresa Bhiosupply, que fornece os instrumentais de vídeo.

“No Brasil inteiro e até em outros países que têm sistema público de saúde, o paciente que necessita de cirurgia eletiva pera um tempo muito longo na fila para realizar o procedimento. Aqui não seria diferente, temos uma demanda muito grande. Nossa meta é zerar esta fila até o final deste ano. Pretendemos realizar, em dois sábados no mês, cirurgia de vesícula e hérnia. Temos o interesse de ampliar este mutirão para cirurgias eletivas de outras áreas e especialidades”, destacou o médico-coordenador de cirurgias do aparelho digestivo HGP, Itágores Hoffman I.

Com o avanço e a difusão da cirurgia videolaparoscópica, o especialista explica os pontos positivos da técnica avançada no mutirão do HGP. “A cirurgia de videolaparoscopia, é uma procedimento minimamente invasivo, de menor trauma cirúrgico, permite que o paciente recupere mais rápido e possa retornar às suas atividades, menor dor no pós-operatório e menor risco de complicações. É o que possui de mais moderno em todo o mundo”, declarou.

O diretor-geral do HGP, Daniel Hiramatsu, reiterou que, além de diminuir a lista de espera, o mutirão está focado na melhor assistência ao paciente que necessita do serviço de saúde. “Sabemos que temos uma grande demanda de pacientes aguardando cirurgias em todo o estado do Tocantins. São ações como o mutirão de cirurgias que fortalece nosso trabalho, no sentido de reduzir de ofertar uma melhor assistência e qualidade de vida ao paciente. Estamos promovendo diversos mutirões com a maioria das especialidades que atuam no HGP”, afirmou.

Satisfação dos pacientes

Quem foi beneficiada pelo mutirão ressalta a satisfação, é o caso da paciente Josinéia Pereira, moradora de Natividade. “O mutirão foi uma ótima oportunidade, pois estava há um tempo na espera. Graças a Deus, vou fazer o procedimento”, afirmou.

Acompanhando a mãe, Elianice Fonseca, disse que o mutirão é uma boa oportunidade para quem aguarda pelo procedimento. “Minha mãe esperava, há um ano, para realizar o procedimento de vesícula, e graças a este mutirão, ela foi contemplada dentre os pacientes beneficiados de todo Estado. Muito bom”, celebrou.

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Operação conjunta do MPE e PM resulta na prisão de acusado de estupros

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, ...

Prefeitura de Porto Nacional inicia limpeza e implantação de calçadas no sentido Norte do Município

A Prefeitura de Porto Nacional, por ...

Vias Públicas de Paraíso recebem melhorias na sinalização

O cruzamento da Av. Araraquara, com ...

Iniciada construção do complexo da Nova Feirinha de Araguaína

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow