Home » Destaque » Outubro Rosa: acadêmicos de Enfermagem da IESC/FAG promovem ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo do útero em Guaraí

Outubro Rosa: acadêmicos de Enfermagem da IESC/FAG promovem ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo do útero em Guaraí

Cuidar da saúde é fundamental em todas as épocas do ano e prevenir sempre será a melhor opção. Pensando nisto, em apoio à campanha Outubro Rosa, os acadêmicos do 2º e 4º período de enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí (IESC/FAG), promoveram na tarde desta quarta-feira, dia 24 de outubro, em frente à Feira Municipal de Guaraí – uma ação com o tema: “Encontro Das Divas” para alertar sobre câncer de mama. 

Conforme a acadêmica Rennata Miranda: “A ação permitiu alertar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero – e além disso, deu oportunidades de estar em contato com a comunidade e compartilhar um pouco do conhecimento aprendido em sala de aula com ajuda dos professores”

Os acadêmicos receberam apoio didático pedagógico e foram orientados e supervisionados pela coordenação do curso no desenvolvimento e execução desta atividade(Projeto Integrador). O Movimento Outubro Rosa, acontece mundialmente e seus objetivos se relacionam com a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, dando visibilidade aos danos gerados pelo Câncer de Mama, mal que se destaca pelo grande número de mulheres acometidas.

Conforme a enfermeira e professora, Leidiany Souza: “O projeto ‘Encontro das Divas’ foi de suma importância. Afinal, estimulou os acadêmicos de enfermagem a consolidar o conhecimento adquirido nas disciplinas do semestre 2018/2, na busca do aprimoramento do diagnóstico precoce para câncer de mama.”

Na ocasião, os futuros enfermeiros destacaram que é importante a mulher fazer a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano). 

Com panfletos e materiais informativos sobre a doença, os alunos montaram um stander rosa para orientar os moradores, em especial as mulheres – O espaço foi decorado com balões com intuito de deixar elas mais a vontade para que possam aprender na prática como fazer o autoexame. 

Apesar da campanha geralmente ser voltada mais para o público feminino, os acadêmicos de Enfermagem também alertaram os homens, pois eles estão propícios a terem a doença: “É importante que os homens fiquem atentos porque o câncer de mama nos afeta também. Sabemos é que difícil ter um interesse por parte do nosso público, então no Novembro Azul, quando o foco é nosso, voltaremos a falar sobre isso em sinal de alerta”, esclareceu o acadêmico Edilson Cristian.

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Leidiany Souza e Rennata Miranda, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, sapatos e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: pessoas sentadas

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Rennata Miranda, Luiz Martins, Edilson Cristian e Jayne Santos, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 34 pessoas, incluindo Allyne Jhennefer, Jayne Santos, Marcos Soares Oliveira, Rutyelenn Stronda, Edilson Cristian e Rennata Miranda, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

 

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Bazar beneficia mulheres vítimas de violência em Palmas

Um bazar de roupas e calçados ...

Educação e SBH certificam vencedores do concurso de vídeos Todos Contra a Hanseníase

Os estudantes Gabriel Marinho, Kaio Moreira ...

Ciclista de Gurupi acumula três medalhas nos Jogos Escolares da Juventude de Natal

A ciclista tocantinense, Yana Camargo, conquistou ...

Espetão Rodrigues e Pizzaria Donatella inaugura em Guaraí

Inaugurou neste sábado, dia 17 de ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow