Home » Destaque » Palmas 29 anos: Conhecimento gerando resultados práticos na gestão

Palmas 29 anos: Conhecimento gerando resultados práticos na gestão

Os investimentos feitos para a qualificação do servidor têm gerado resultados práticos no serviço público municipal. Além dos cursos de qualificação ofertados pelas Escola de Governo de Palmas, Fundação Escola de Saúde Pública e Escola de Educação, que compõem o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, também, por meio de acordos de cooperação com universidades e demais instituições de ensino do País, a Prefeitura tem tornado possível aos servidores cursos de formação, especializações e mestrado.

 

A assessora executiva da Fundação Cultural de Palmas, Euzeni Pedroso Grimm, é uma das servidoras cursistas da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas. Ela diz que essa pós-graduação é um desejo antigo dos servidores que certamente, para muito além da formação, o resultado prático dos produtos oriundos das dissertações vai possibilitar uma melhoria qualitativa dos serviços prestados pelo Município. “Estou bastante motivada, inclusive por ser uma qualificação que eu pleiteava há muito. Os professores são excelentes”, destaca, opinando que o curso é muito válido. “Por tratar-se de um mestrado profissional, que foca nas políticas públicas com as quais lidamos todos os dias, novos conhecimentos e práticas podem e vão contribuir efetivamente na nossa rotina de trabalho.”

 

O Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas é ofertado por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Palmas, por meio do IVM, Universidade Federal do Tocantins e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Pelo acordo, são 60 vagas destinadas aos servidores públicos de Palmas. A segunda turma já foi selecionada (20 vagas) e as aulas começam em agosto deste ano, quando está prevista a abertura do edital da terceira turma, com a oferta de mais 20 vagas.

 

Coaching

 

Outro investimento feito este ano pela Prefeitura, por meio do IVM-Escola de Governo de Palmas (EGP), é a “Formação Internacional em Coaching Integral e Sistêmico”, promovida pela empresa Newton Vieira Treinamento, em parceria com a Federação Brasileira de Coaching Integral e Sistêmico (Febracis). Vinte servidores, a maioria instrutores do IVM/EGP estão em processo de conclusão do curso para trabalhar técnicas de coaching no serviço público.

 

A diretora de Estruturação Turística da Agência Municipal de Turismo, Ana Rubia Macedo de Souza Machado, foi uma das selecionadas para essa formação e agradece a oportunidade de participar de uma capacitação tão inovadora e transformadora. “Sou funcionária do município há quase 20 anos e nunca tinha tido essa oportunidade de receber uma capacitação desse nível. O curso oferece uma excelente oportunidade ao servidor de se ressignificar quanto a vários conceitos e valores, trazendo uma nova performance profissional e pessoal”, ressalta.

Ela conta que é a primeira qualificação que faz por meio do IVM e que está bastante satisfeita. “Estou encantada com a seriedade, presteza e comprometimento com o qual a equipe desenvolve as suas funções.” A servidora diz ter consciência do valor dessa capacitação. “Quero me esforçar ao máximo no aproveitamento e me dedicar na multiplicação do aprendizado adquirido”, cita, lembrando que o curso ensina, dentre várias coisas, a entender os diversos comportamentos, bem como direcionar as pessoas com determinado perfil para uma função de melhor desempenho.

 

Servidor Multiplicador

 

Instrutor do IVM/EGP desde 2016, por meio do programa “Servidor Multiplicador”, o servidor da Secretaria Municipal da Educação, Frank Willian Rodrigues de Souza Dalsasso, é advogado e também está concluindo o curso de coaching.

 

Como instrutor, Dalsasso tem consciência de sua responsabilidade em proporcionar uma atualização da forma mais agradável e didática possível. “Meu papel é algo de amor pelo que faço, acredito que todos nós estamos compartilhando conhecimentos o tempo todo, por isso, é o que tento fazer nas minhas aulas, enriquecer os servidores com o que tem de mais atual relacionado ao tema no qual estou contratado para elucidar da forma mais simples possível, adaptada ao linguajar de cada um, desde o mais culto e experiente ao iniciante que está entrando no serviço público agora.”

 

Para Dalsasso, o IVM tem propiciado aos servidores de Palmas o que tem de melhor em aperfeiçoamento nas diversas áreas que abrange o serviço público, além de baratear o custo para o Município, pois capacita servidores para instrutoria, e esses multiplicam para os demais.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Escolas de todo o País têm oportunidade de escolher obras literárias para o ensino

O Programa Nacional do Livro Didático ...

Polícia Civil do Tocantins prende estudante que cultivava e comercializava supermaconha

A Polícia Civil do Tocantins, por ...

Em Guaraí: estudantes do CEMOT homenageiam professores

Os professores desempenham uma série de ...

Promotora de Justiça de Gurupi lança livro que conta história da família

Em noite de emoção e muito ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow