Home / Destaque / Polícia Militar apresenta balanço da operação Praia Segura e destaca redução de acidentes de trânsito

Polícia Militar apresenta balanço da operação Praia Segura e destaca redução de acidentes de trânsito

Para garantir a segurança e a tranquilidade da população tocantinense e de turistas que vêm ao Tocantins para desfrutar das praias no período de julho, a Polícia Militar (PM) do Tocantins desencadeou a operação Praia Segura, com o desenvolvimento de ações de reforço ao policiamento em todas as praias que tiveram programação oficial.

No período da operação, a PM atuou com diversas frentes de serviço como o patrulhamento a pé e com quadriciclos nas praias, patrulhamento aquático, patrulhamento aéreo, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), patrulhamento em viaturas nas vias urbanas e vias de acesso às praias, orientações preventivas de Polícia Comunitária à comunidade e comerciantes, com a fiscalização em rodovias estaduais e a intensificação de abordagens a pessoas e veículos.

Foram mais de 200 policiais militares de norte a sul do Estado empenhados exclusivamente na operação, em parceria com os demais órgãos de fiscalização da segurança pública. Outras unidades especializadas da Polícia Militar como Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED), com o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com apoio do Batalhão de Polícia de Choque e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), também participam dessa grande operação, a fim proporcionar proteção e segurança para que tocantinenses e turistas em geral aproveitassem as belezas naturais do Tocantins.

Como resultado, a temporada de praia contou com um baixo índice de crimes e sem ocorrências de alta complexidade, aumentando a sensação de segurança do cidadão que frequenta as praias e visitam as cidades turísticas.

Ocorrências

Conforme o balanço da operação Praia Segura, cerca de 2.300 veículos e 3.361 pessoas foram abordados pelos policiais militares, sendo que, duas armas brancas e uma arma de fogo foram apreendidas, além de 14 pessoas presas em flagrante delito. Dentre as principais ocorrências registradas pela PM no período estão a de lesão corporal, desacato, tráfico de entorpecentes, tentativa de homicídio, homicídio e acidente de trânsito com vítima fatal.

No que diz respeito ao trânsito, a PM lavrou 34 infrações e removeu 17 veículos por estarem em descordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Quanto aos acidentes, este ano houve uma diminuição de 13,06%. Na temporada de 2018 foram registrados pela PM em todo estado 329 acidentes, já nesta temporada foram 286. Nas vias de acesso às praias também houve uma redução de 16,1%, isto é, de 31 para 26 acidentes, no mesmo período. Essa diminuição é o reflexo da intensificação de patrulhamento nas vias que dão acesso às principais praias do Tocantins, com emprego das viaturas das unidades operacionais com apoio do BPMRED.

De acordo com o comerciante Jailton Gomes, morador de Miracema, a Polícia Militar tem feito um excelente serviço de segurança nesta temporada, e isso traduz em um aumento nas vendas, já que os turistas e moradores da região dão preferência a lugares seguros na hora de escolherem onde passar suas férias.

Para o chefe do Estado Maior da PM, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o empenho e comprometimento do Comando da corporação e dos policiais militares das unidades, em desenvolver ações proativas para o policiamento em todo o estado, foram de extrema importância para alcançar os resultados da operação. “O planejamento procurou dar maior visibilidade ao serviço, com desenvolvimento de ações não só nas praias, mas também nas vias de acesso, inclusive com utilização da presença do Ciopaer (helicóptero)”.

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow