Home / Destaque / Presidente da Adetuc representa Governo do Estado em Porto Nacional e Guaraí

Presidente da Adetuc representa Governo do Estado em Porto Nacional e Guaraí

Tratando do tema Integração de políticas públicas para o ecoturismo, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, marcou sua segunda participação no 12º Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur) e 8º Encontro Interdisciplinar em Unidades de Conservação (EcoUC), em PortoNacional, nessa quinta-feira, 06.

Durante a mesa redonda, que contou com a participação dos docentes Rosane Balsan, Juliana Maria de Barros Freire e Roosevelt Moldes de Castro, o presidente teve oportunidade de apresentar as ações governamentais que estão em andamento, como a mobilização de prefeitos para integrar seus municípios ao Mapa do Turismo Nacional; a reestruturação dos fóruns regionais de turismo; as parcerias institucionais com o Sistema S; as ações visando o ordenamento turístico do Jalapão e Cantão; o estímulo ao aumento de oferta de vôos para o Estado; as tratativas para viabilizar a pavimentação asfáltica para o Jalapão e a retomada de abras via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

“O público participou ativamente da mesa redonda, com perguntas pertinentes ao setor, e foi possível traçarmos as ações aprovadas pelo governador Mauro Carlesse para o desenvolvimento do setor”, explica.

Representando o Governo do Estado, o gestor também esteve na abertura do evento, no último dia 3. A programação termina nesta sexta-feira, 07, no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira.

Segurança

Ainda em Porto Nacional, Tom Lyra esteve com o Comandante do 5º BPM, tenente-coronel QOPM João Pedro Pereira Passos Lemos, e o Coronel QOPM Francinaldo Machado Bó, comandante do Policiamento da Capital (CPC). O encontro foi pautado pelas possibilidades de melhorias na segurança pública nos municípios de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, que pertencem à circunscrição do 5ºBPM e foram contemplados pelo programa Investe Turismo do Governo Federal.

Foram debatidas as necessidades de melhorias na segurança pública desses municípios, para atender a comunidade e os turistas. Entre as propostas está à implementação do sistema de vídeo monitoramento, que já implantado na cidade de Miracema. Tom Lyra se comprometeu a verificar a possibilidade de inserir o projeto no programa Investe Turismo.

Guaraí

Ainda na noite de quinta-feira, o presidente da Adetuc representou o governador Mauro Carlesse na abertura oficial da 30ª Exposição Agropecuária de Guaraí (ExpoGuaraí). A programação teve início no dia 31 de maio e segue até 9 de junho, com rodeios, exposições, leilão e shows. “As exposições agropecuárias fazem parte da cultura regional, além de fomentar geração de emprego e renda para os moradores das cidades sede”, pontua Tom Lyra.

About Luiz Martins

x

Check Also

Saúde promove oficina de qualificação para fiscais sanitários municipais

A diretoria de Vigilância Sanitária (VISA) do Estado, por meio da área ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow