Home / Destaque / Professores de Guaraí falam da emoção de serem homenageados pelo selo ‘Quem Educa, Faz!’

Professores de Guaraí falam da emoção de serem homenageados pelo selo ‘Quem Educa, Faz!’

Realizar um trabalho diferenciado na sala de aula e conseguir que os alunos desenvolvam suas habilidades e talentos foram os resultados alcançados pelas professoras de Língua Portuguesa, Devilsa Mendes Duarte Sousa, que leciona na Escola Estadual Serra das Cordilheiras, em Colmeia; e Selma Ferreira Barbosa Peixoto, que trabalha no Colégio da Polícia Militar (Unidade VIII – Anaídes Brito Miranda), de Guaraí. Essas professoras foram homenageadas no lançamento do selo ‘Quem Educa, Faz!’, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), na segunda-feira, 13.

Devilsa iniciou um projeto com o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, vários estudantes conseguiram alcançar notas na redação acima de 800 pontos. “Também desafiamos os nossos alunos a participarem de concursos de redações e, este ano, um dos nossos estudantes conseguiu ficar em segundo lugar no concurso Jovem Senador”, frisou.

Nas aulas de redação, a educadora passou a incentivar os alunos a ler textos de opinião e, em seguida, escrever uma redação. “Estes textos são corrigidos por mim individualmente durante o planejamento, ou seja, na hora da atividade e reescrito em sala de aula. O aluno só refaz aquilo que errou e depois do texto reescrito, corrijo novamente”, contou.

Devilsa disse que ser escolhida entre tantos professores é um privilégio. “Meu sentimento é de gratidão a Deus. Eu me sinto feliz e realizada e, acima de tudo, considero essa valorização uma grande motivação para realizar os sonhos que ainda tenho”, explicou.

A professora Selma também passou a preparar melhor os alunos para o Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto), e incentivou-os à participação em concursos e olimpíadas. “Como resultado, tivemos três alunos vencedores em concursos de redação promovidos por instituições financeiras da região”, ressaltou.

“Fiquei muito feliz e grata por ter meu trabalho reconhecido. Essa profissão é muito árdua, e participar de um evento como esse dá uma injeção de ânimo. Colher frutos é uma dádiva”, destacou.

Na Diretoria Regional de Educação de Guaraí outra servidora também recebeu destaque, Lourenice Barbosa Lima Sheffer, professora aposentada, que trabalhava no Colégio Antônio Leão Alencar. Ela é apaixonada pela educação. “Eu sempre buscava algo diferente para as minhas aulas. Passava os finais de semana estudando e preparando aulas. O diferencial é que dava uma atenção especial aos alunos, para ajudá-los a tirar dúvidas e compreender melhor os conteúdos. Acredito que a educação é um fator de transformação social, mas, para que isso aconteça, precisa da colaboração da família”, ressaltou.

A diretora Regional de Educação de Guaraí, Ruthcleia Pereira de Sousa Lopes, comentou que essa iniciativa de criar o Selo Quem Educa, Faz!, que valoriza o professor, faz diferença em sala de aula. “Fiquei feliz em ver a alegria expressada no olhar do professor por terem seu trabalho reconhecido. Acredito que são ações como essas que eleva a autoestima dos nossos professores, motivando-os e incentivando-os a serem melhores, em busca de uma educação de qualidade”, disse.

FONTE/FOTO: SEDUC / TO 

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Palmas chega aos 30 anos como um dos destinos turísticos mais organizados do Estado

Localizada na região turística das Serras e Lago, Palmas é a cidade ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow