Home » Destaque » Em Guaraí, projeto “Sem Limites” trabalha a inclusão entre alunos da Apae e Cem Oquerlina

Em Guaraí, projeto “Sem Limites” trabalha a inclusão entre alunos da Apae e Cem Oquerlina

O Ensino Médio de Tempo Integral do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres disponibiliza sua Estrutura Curricular em duas partes: uma para Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e uma outra denominada como Parte Diversificada (PD). Um dos componentes que compõe a Parte Diversificada do Currículo é a Disciplina Eletiva que busca contemplar diferentes aspectos de desenvolvimento do ser humano em suas dimensões pessoal, profissional e social. O “Projeto de Eletiva: Sem limites”, elaborado e ministrado pela educadora Ana Rachel, surgiu da necessidade de oferecer aos alunos atividade que vá além do currículo e do âmbito escolar, unindo algo prazeroso à busca de conhecimento, para disseminar a educação e a interação de todos em uma sociedade mais saudável e consciente dos direitos e da capacidade que as pessoas com deficiência possui, visando sempre em primeiro lugar o ser humano e o respeito entre todos.

Além disso, o modelo pedagógico tem como objetivo promover  reflexões que não é obrigação somente da escola, mas da sociedade de educação inclusiva de qualidade, pautada na Educação Física Adaptada, onde enfatiza a normalidade da diversidade, das diferenças e salienta adaptação de atividades fundamentais no desenvolvimento do indivíduo.

Nos dias 05 de abril, os discentes do CEM Oquerlina Torres visitaram a unidade da APAE – Guaraí, onde foram realizadas atividades recreativas, coordenadas pela professora Renata (APAE) e 03 de maio, o CEM recebeu os alunos da APAE. As atividades tinham cunho recreativo e socializante, onde os alunos de ambas as instituições puderam conviver e estreitar os limites que foram historicamente condenados à segregação.

A Educação Física esbarra em históricas dificuldades, onde são selecionados os mais aptos e os melhores para sua prática, sendo que os demais alunos, aqueles considerados anormais ficam de fora. Dessa forma o surgimento da Educação Física Adaptada vem contribuindo para minimizar esta visão. Afirma-se então em apresentar subsídios que facilitem a convivência com pessoas que possuem algum tipo de deficiência incluindo-as e buscando sua interação esportiva e social.

Fonte: Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (educadora Ana Rachel)

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Teto de loja de móveis e eletrodomésticos desaba em Araguaína

Parte do teto da loja Liliane ...

Presidente da ACIAG participa de reunião na sede da BRK Ambiental, em Guaraí

A presidente da Associação Comercial, Industrial ...

ARTIGO DE OPINIÃO: Eleições Suplementares

Por Cláudio Miranda Silva ​É bem verdade ...

João Cláudio Genu se entrega à Polícia Federal em Brasília após condenação na Lava Jato

O ex-assessor do Partido Progressista (PP) ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow