Home » Destaque » Em Guaraí, projeto “Sem Limites” trabalha a inclusão entre alunos da Apae e Cem Oquerlina

Em Guaraí, projeto “Sem Limites” trabalha a inclusão entre alunos da Apae e Cem Oquerlina

O Ensino Médio de Tempo Integral do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres disponibiliza sua Estrutura Curricular em duas partes: uma para Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e uma outra denominada como Parte Diversificada (PD). Um dos componentes que compõe a Parte Diversificada do Currículo é a Disciplina Eletiva que busca contemplar diferentes aspectos de desenvolvimento do ser humano em suas dimensões pessoal, profissional e social. O “Projeto de Eletiva: Sem limites”, elaborado e ministrado pela educadora Ana Rachel, surgiu da necessidade de oferecer aos alunos atividade que vá além do currículo e do âmbito escolar, unindo algo prazeroso à busca de conhecimento, para disseminar a educação e a interação de todos em uma sociedade mais saudável e consciente dos direitos e da capacidade que as pessoas com deficiência possui, visando sempre em primeiro lugar o ser humano e o respeito entre todos.

Além disso, o modelo pedagógico tem como objetivo promover  reflexões que não é obrigação somente da escola, mas da sociedade de educação inclusiva de qualidade, pautada na Educação Física Adaptada, onde enfatiza a normalidade da diversidade, das diferenças e salienta adaptação de atividades fundamentais no desenvolvimento do indivíduo.

Nos dias 05 de abril, os discentes do CEM Oquerlina Torres visitaram a unidade da APAE – Guaraí, onde foram realizadas atividades recreativas, coordenadas pela professora Renata (APAE) e 03 de maio, o CEM recebeu os alunos da APAE. As atividades tinham cunho recreativo e socializante, onde os alunos de ambas as instituições puderam conviver e estreitar os limites que foram historicamente condenados à segregação.

A Educação Física esbarra em históricas dificuldades, onde são selecionados os mais aptos e os melhores para sua prática, sendo que os demais alunos, aqueles considerados anormais ficam de fora. Dessa forma o surgimento da Educação Física Adaptada vem contribuindo para minimizar esta visão. Afirma-se então em apresentar subsídios que facilitem a convivência com pessoas que possuem algum tipo de deficiência incluindo-as e buscando sua interação esportiva e social.

Fonte: Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (educadora Ana Rachel)

DEIXE AQUI SEU COMENTARIO

About Luiz Martins

x

Check Also

Em Guaraí, Educandário Moranguinho realiza mais uma edição do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Ser empreendedor vai além da capacidade ...

Alunos do Tocantins vão a Natal disputar os Jogos Escolares da Juventude

Parte da delegação tocantinense que representará ...

Presidente do CONSEG de Guaraí participa do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Tocantins

Em busca de estratégias eficazes de ...

CONVITE: Reinauguração da Clínica Polliana Veras

Com objetivo de promover o bem-estar ...

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow