Home / Destaque / Saúde promove roda de conversa e caminhada com ostomizados
????????????????????????????????????

Saúde promove roda de conversa e caminhada com ostomizados

Um momento para abordar os cuidados com a pessoa ostomizada, repassar orientação e mostrar a vivência e as atividades possíveis com a ostomia, que é uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo abertura ou caminho alternativo, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará, por meio do Centro Estadual de Reabilitação (CER) de Palmas, uma roda de conversa com os Ostomizados. O evento acontecerá no dia 6 de maio, a partir das 9 horas da manhã, no Parque Cesamar, na Capital.

Na ocasião, a equipe multiprofissional do CER irá realizar orientação médica, sobre a importância da atividade física para o controle da hipertensão arterial, diabetes e controle do peso. “O CER tem esta preocupação de promover a interação dos ostomizados, para que vejam a possibilidade de uma rotina normal com o uso da bolsa e desmistificar a ideia que muitos têm de limitação total da pessoa com ostomia”, destacou a fisioterapeuta Dayanna Marin.

O evento terá ainda caminhada no parque e alongamentos, distribuição de bolsas, realização de mensuração de glicemia e pressão arterial e piquenique.

Atendimentos a ostomizados

O CER de Palmas realiza, em média, a distribuição de mil bolsas de colostomia por mês e atualmente são mais de 100 usuários ostomizados ativos. No local, além de receber as bolsas, eles têm acompanhamento multiprofissional e a promoção de uma rotina tranquila de convivência com a ostomia.

Programação do dia 6 de maio

Às 9 horas – Concentração;

Às 9h30 – Caminhada;

Às 10 horas – Piquenique;

10h30 – Atendimentos profissionais;

12 horas – Encerramento.

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow