Home / Destaque / Tocantins terá programação especial para o Agosto Dourado
????????????????????????????????????

Tocantins terá programação especial para o Agosto Dourado

Com o tema Empoderar mães e pais. Favorecer a amamentação, o Tocantins terá uma programação especial na XXVIII Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e no Agosto Dourado, que começa a partir da quinta-feira, 01. A SMAM é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno e todo ano é mundialmente comemorada entre os dias 1° e 7 de agosto. Paralelo à Semana, está o Agosto Dourado, instituído no Brasil, por meio da lei nº 13.435/2017.

O objetivo, segundo a coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Walkiria Pinheiro “é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação e como o leite materno é importante na construção de uma saúde com uma base sólida”, explicou.

Ainda segundo Walkiria  “todo o empenho é para mostrar que amamentar é natural, mas não é algo fácil. Exige dedicação e parcerias, pois o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo”, destacou.

Quem pode doar

Toda mulher que amamenta tem produção de leite excedente e boa saúde pode ser doadora. Para receber a orientação necessária sobre a coleta e a estocagem do leite, basta procurar a Rede Estadual de Banco de Leite.

Rede

A Rede Estadual de Banco de Leite é composta por três bancos, nas cidades de Araguaína (Hospital Dom Orione), Palmas (HMDR) e Gurupi (Hospital Regional de Gurupi). Além desses, há postos de coleta em funcionamento no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

Dados

– No Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos em 17 anos de funcionamento, a unidade já realizou aproximadamente 242 mil atendimentos individuais, 81 mil atendimentos em grupo, 38 mil visitas domiciliares, cadastrou mais de 16.218 doadoras e coletou mais de 18.900 litros de leite. De janeiro a abril 2019, foram 8.823 atendimentos Individuais, 6.247 atendimentos em grupo, 540 doadoras cadastradas, 554 visitas domiciliares e 708 litros de leite coletados.

– No Banco de Leite do Hospital Regional de Gurupi (HRG), foram feitos 5.201 atendimentos individuais internos, 2.651 atendimentos em grupos, 101 visitas domiciliares e 66 doadoras cadastradas, de janeiro a junho deste ano.

– No posto de coleta do Hospital Regional de Paraíso são realizados em média 382 atendimentos a puérperas com orientações sobre aleitamento e 10 coletas mensais.

– No posto de coleta do Hospital e Maternidade Tia Dedé são 266 doadoras cadastradas e neste ano já foram realizadas 50 orientações em grupo, 23 visitas domiciliares, sete atendimentos individuais e coletados sete litros de leite.

A programação pode ser conferida aqui.

About Luiz Martins

Powered by Dragonballsuper Youtube Download animeshow